Buscar

Dúvidas na disciplina de Processos de Negócio e Software

Olá pessoal, estou com essas 3 dúvidas e gostaria que alguem me ajudasse!!

1)Requisitos de usuário e requisitos de sistemas são a mesma coisa que requisitos funcionais e não funcionais ?

2)Qual é a diferença entre um MODELO de processo de software para um PROCESSO de software ?

3)Qual a diferença de um gerente de software para um gerente de projeto?

Obrigada!!!

💡 3 Respostas

User badge image

Dovahkiin Junior

1) Os requisitos funcionais especificam o que o sistema deve fazer, qual seu propósito. Por exemplo: um sistema que serve para inverter uma matriz quadrada de números reais (tamanho máximo 100 x 100).

Os requisitos não funcionais especificam os atributos de qualidade gerais que o sistema deve satisfazer. Por exemplo: portabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança etc.

Os requisitos de usuários descrevem os requisitos funcionais e não funcionais de forma compreensível pelos usuários do sistema que não têm conhecimentos técnicos detalhados. Devem especificar somente o comportamento externo do sistema evitando o quanto for possível das características do projeto de sistema. Podem ser escritos em linguagem natural, formulários e diagramas simples e intuitivos.

Requisitos de sistema são descrições mais detalhadas dos requisitos de usuário. Podem servir de base para um contrato de implementação e devem especificar completa e consistentemente todo o sistema. São utilizados como ponto de partida para o projeto do sistema.

 

http://www.semeru.com.br/blog/category/requisitos-de-usuario/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos#Requisitos_de_usu.C3.A1rio

1
Dislike0
User badge image

Dovahkiin Junior

2) Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.

Exemplos de alguns modelos de processo de software:

1.Sequencial ou Cascata - com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento.

2.Desenvolvimento iterativo e incremental - desenvolvimento é iniciado com um subconjunto simples de Requisitos de Software e iterativamente alcança evoluções subsequentes das versões até o sistema todo estar implementado

3.Evolucional ou Prototipação - especificação, projeto e desenvolvimento de protótipos.

4.Espiral - evolução através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.

5.Formal - implementação a partir de modelo matemático formal.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_software#Modelos_de_processo_de_software

 

 

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. É estudado dentro da área de Engenharia de Software, sendo considerado um dos principais mecanismos para obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento.

Existem vários processos de desenvolvimento de software, porém algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles:

1.Especificação: define a funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação.

 2.Projeto e implementação: o software que atenda a especificação deve ser produzido.

 3.Validação de software: o software deve ser validado para garantir que ela faça o que o cliente deseja.

 4.Evolução: o software deve evoluir para atender aos novos requisitos que naturalmente surgirão.

 

https://www.devmedia.com.br/processos-de-software/21977

https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_desenvolvimento_de_software

1
Dislike0
User badge image

Dovahkiin Junior

3) Um gerente de projetos é o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto em diversas áreas de atuação, como a construção civil, arquitetura e desenvolvimento de software, entre outras.

O gerente de projetos precisa possuir habilidades e competências específicas para motivar sua equipe, promover a comunicação entre ela e ainda ter paixão por novos desafios. Acima de tudo, ele precisa ser responsável e ser comprometido com prazos. O gerente de projetos deve sempre se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para o cliente é uma tarefa primordial.

O cargo de gestor de projetos pode ser assumido por profissionais de formações diversas, – conforme dito no início deste post. No entanto, conforme for evoluindo na carreira, – e dependendo da maturidade da empresa em gestão de projetos – o gerente de projetos poderá assumir uma posição de gerente de portfólio ou até de gerente do escritório de projetos.


https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/carreira/as-7-habilidades-essenciais-do-gerente-de-projetos

 

 

Um gerente de software é o profissional responsável por gerenciar as operações de serviços de tecnologia. Ele identifica as oportunidades de aplicação dessa tecnologia administrando as pessoas e suas equipes.

Estão entre suas responsabilidades definir como os projetos de desenvolvimento de software serão conduzidos, controlar sua qualidade, disponibilizar informações técnicas, alocar líder e equipe em cada projeto, gerir a demanda, acompanhar a criação e desenvolvimentos, gerenciar os recursos, atuar com melhorias, realizar a gestão de projetos e coordenação de desenvolvimento de software, gerenciamento de requisitos específicos, gerenciar todo o projeto até o produto final, realizando o desenvolvimento de software para internet, estações de trabalho e dispositivos móveis, realizar concepção e administração de banco de dados, treinamento, validação e implantação de sistemas de software.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como gerente de software, além da graduação é essencial que possua experiência com as linguagens Java e Delphi, capacidade de liderança e habilidade na gestão de equipes, facilidade de relacionamento e habilidade para discutir pontos com seus técnicos.

 

https://www.infojobs.com.br/artigos/Gerente_de_Desenvolvimento_de_Sistemas__2247.aspx

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais