Buscar

conceitue direito, e quais suas acepções e fatores?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Thomaz

O direito é um termo polissêmico e possui vários enfoques , porem as principais acepções do direito pro meio jurídico são: Direito como Norma , Direito como Faculdade , Direito como Justo, Direito como Ciência e Direito como Fato Social . O 1) Direito como norma é um direito mais objetivo , sendo uma regra obrigatória , ou seja , uma lei ou norma. Nesta acepção este indica realidades diferentes quanto se refere ao direito natural e o direito positivo. O direito positivo constitui ao conjunto de normas elaborada pela sociedade para reger sua vida interna, com a proteção da vida social. Já o Direito Natural é uma ideia abstrata do direito, sendo inerente da pessoa com a validade universal e imutável ( é válida em todos os tempos) , sua fonte pode ser a natureza , a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos. 2) Direito de Faculdade é o poder de uma pessoa individual ou coletiva de agir , tratando-se de um direito mais subjetivo , como diz Meyer " o poder moral de fazer , exigir ou possuir alguma coisa" . 3) Direito Justo, como o nome ja diz este direito esta relacionado ao conceito de justiça e possui dois sentidos diferentes , sendo o sentido de " devido " por exemplo, quando se fala que o "salário é direito do trabalhador", refere-se aquilo devido por justiça. O segundo sentido de diz em relação a "conformidade" com a justiça , como quando se fala que "não é direito condenar um anormal", não é conforme a justiça. 4) Direito como ciência , é a ciência que estuda e descreve de forma sistemática e metódica o direito. 5) Direito como fato social , este esta ligado ao considerar o direito como um setor da vida social , independentemente da sua acepção como norma, faculdade , ciência ou justo. 

5
Dislike0
User badge image

Leandresson Fulco

Ha depender do pensador, podemos conceituar o Direito sob varias perspectivas. Pegando entao um conceito mais abordado no ordenamento jurídico (Miguel Reale) podemos dizer que o Direito é um conjunto de normas éticas que organizam a sociedade e que compartilham de algumas caracteristicas especificas quais sejam: imperatividade (quando impõe uma conduta, traçada pelo principio da imputação, do "dever-ser"),violaveis (quando dizemos que a mesma pode ser aceita ou nao) e contrafaticas ( quando pensamos que mesmo nao sendo aceita, ainda sim ela existirá). Para Reale ainda sao levados em consideração algumas outras carcteristicas especificas que respeitam por conseguinte a teoria da tridimensionalidade etica: fato, valor e norma. Tal conceituação segundo Reale se deve ao fato de que somos seres mutáveis, e que estamos em constante evolução. Quando Reale expõe tal conceito ele considera que o direito busca valores ligados ao bem comum (bilateralidade axiológica) por meio da criação de normas éticas heterônomas que limitam os fatos de modo coercível e atributivo. No polo contrario ao de Reale esta Kelsen.
2
Dislike2
User badge image

DLRV Advogados

Quanto as acepções, a palavra direito pode significar:

a) norma: quando, por exemplo, se diz que “o direito proíbe uma conduta”;

b) faculdade: quando, numa expressão, se diz que “o cidadão tem o direito de propor uma ação”;

c) justiça: na hipótese, exemplificadamente, de que, “a educação é um direito de todos”;

d) ciência: quando nos referimos, por exemplo, ao fato de que “cabe ao direito penal estudar a criminalidade”;

e) fato social: quando consideramos que “o direito é um fenômeno da sociedade”.

Quanto ao conceito de direito, há muitas divergencias entre os principais autores:

Para Hans Kelsen, o direito é “uma ordem normativa da conduta humana, ou seja, um sistema de normas que regulam o comportamento humano” e a norma é “o sentido de um ato através do qual uma conduta humana é prescrita, permitida ou, especificamente, facultada”.

Para Kelsen direito é um fato, e não um valor. É uma ordem de conduta humana. Ordem, por sua vez é o "sistema de normas cuja unidade é constituída pelo fato de todas elas terem o mesmo fundamento de validade. E o fundamento de validade de uma ordem normativa é – como veremos – uma norma fundamental da qual se retira a validade de todas as normas pertencentes a essa ordem".

Para Hart, o direito é conceituado como um modelo complexo de união de regras primárias e secundárias. As regras primárias ou de obrigação são aquelas que impõem deveres, obrigações ou abstenções a certos atos. As regras secundárias são as que estabelecem poderes, podendo ser de três tipos: regras de reconhecimento, regras de alteração e regras de julgamento.

Para Bobbio, o direito é um “conjunto de regras de comportamento expressas em proposições normativas”.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais