Buscar

descreva o processo fisilogico do cortex motor , até o estimulo do musculo esqueletico?

💡 2 Respostas

User badge image

Priscila Alves

Na contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina. Para esse deslizamento acontecer, há a participação de grande quantidade de dois elementos importantes : íons Ca ++ e ATP. Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O cérebro humano distingue-se do de todos os outros mamíferos, tanto pelo tamanho quanto pela qualidade. Além de ser proporcionalmente o maior e possuir uma superfície característica – repleta de sulcos e pregueados típicos – também possui a região mais externa particularmente desenvolvida. Essa área (o córtex cerebral) é considerada responsável por boa parte das manifestações humanas.


As atividades psíquicas ou psicomotoras, a verbalização e a racionalização são atribuições da área cortical. Mas a missão fundamental do cérebro, em todas as espécies animais, é a unificação, e por isso seu trabalho se desenrola dentro de um todo único.


A organização hierárquica do córtex cerebral refere-se à ação dos centros considerados superiores, seja por estimulação ou inibição, sobre centros inferiores (tálamo, cerebelo, medula espinhal). O córtex motor cerebral é dividido em três grandes áreas: córtex motor primário, córtex pré-motor e área motora suplementar.


Córtex motor primário:

- Anatomicamente: maior parte do giro pré-central = área 4 de Brodmann.

-  Histologicamente → células piramidais gigantes → fibras que compõem o feixe piramidal dos tratos córtico-espinhal e corticonuclear.

-  Análises intracelulares: conexões pelo córtex motor primário, responsáveis por agrupar neurônios com funções semelhantes, favorecendo a construção de novos mapas motores e providenciando a base para a modulação dinâmica da arquitetura funcional.


Córtex pré-motor:

- Anatomicamente: anteriormente ao córtex motor primário, situado no lobo frontal = área 6 de Brodmann. 

- Projeções para a formação reticular → trato retículo-espinhal (que controla a musculatura axial e proximal dos membros) e via tálamo → aferências do cerebelo e de outras áreas cerebrais através das fibras associativas e comissurais.

-Age na preparação e execução dos movimentos + Área Motora Suplementar contribuem para o controle da função motora, grande número de fibras descendentes e diretamente conectadas ao trato córtico-espinhal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais