Buscar

Qual a função dos rins?

Pergunta nível: Minha vó responde essa! ;)

Grande abraço!

💡 110 Respostas

User badge image

Cauana Neis

eliminar as toxinas e substâncias resultantes do metabolismo corporal (uréia, creatinina, etc)

manter equilíbrio hídrico no organismo, eliminando excesso de água, sais e eletrólitos;

controlar pressão arterial;

sintetizar hormônios e renina, que ajuda na regulação da pressão arterial

 

13
Dislike0
User badge image

Eduardo Delabio Auer

As funções mais importantes dos rins são exercidas através da filtração do plasma e pela retirada de substâncias do filtrado em intensidades variáveis, dependendo das necessidades do corpo. Deste modo, os rins “limpam” as substâncias indesejáveis do filtrado por excretá-las na urina, enquanto retorna as substâncias que são necessárias à corrente sanguínea (GUYTON; HALL, 2011).

Os rins realizam muitas funções homeostáticas, incluindo as seguintes:

Regulação do volume líquido extracelular e da pressão sanguínea. Quando o volume de líquido extracelular diminui, consequentemente a pressão sanguínea também diminui, se ambos reduzirem a níveis muito baixos, o corpo não consegue manter um fluxo apropriado de sangue para o encéfalo e outros órgãos essenciais. Os rins trabalham de uma maneira integrada com o sistema circulatório, assegurando tanto a pressão sanguínea quanto a perfusão tecidual, para que permaneçam em uma faixa aceitável (SILVERTHORN,2010).

Regulação da osmolaridade. Para manter a osmolaridade do corpo, este associa a função renal com o comportamento, como a sede (SILVERTHORN,2010).

Manutenção do equilíbrio iônico. A concentração de íons é mantida pelos rins dentro de uma faixa normal, através do balanço entre a ingestão e perda urinária. As concentrações de potássio e cálcio são estritamente reguladas, bem como o sódio que é o principal íon envolvido na regulação do volume do líquido extracelular e da osmolaridade (SILVERTHORN,2010).

Regulação homeostática do pH. O pH do plasma é conservado dentro de uma pequena faixa de variação. Os rins junto com os pulmões e os tampões dos líquidos corporais contribuem para a regulação do balanço ácido-básico, através da excreção de H+ quando o sangue se torna ácido ou da excreção de íons bicarbonato (HCO3-) quando o sangue se torna básico (GUYTON; HALL, 2011).

Excreção de resíduos. Os rins eliminam subprodutos metabólicos como creatinina do metabolismo dos músculos; subprodutos nitrogenados, como a ureia e o ácido úrico, e as substâncias exógenas, como fármacos e toxinas ambientais (SILVERTHORN,2010).

Produção de hormônios. Apesar dos rins não serem glândulas endócrinas, eles participam de três vias endócrinas. Os rins liberam uma enzima, a renina, que regula a produção dos hormônios envolvidos no balanço do sódio e na regulação da pressão sanguínea. Enzimas renais auxiliam na conversão da vitamina D em um hormônio ativo que regula o balanço de Ca2+. Além disso, sintetizam a eritropoetina que regula a produção de eritrócitos (SILVERTHORN,2010).

Síntese da glicose. Os rins sintetizam glicose a partir de aminoácidos e outros precursores, como a gliconeogênese, durante o jejum prolongado (GUYTON; HALL, 2011).

12
Dislike0
User badge image

Vitória Daniele

A função do rins é filtrar o sangue, removendo as toxinas do plasma, eliminando-as pela urina

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais