Buscar

por que Crianças com desnutrição associadas a hipoproteinuria podem apresentar anasarca.

💡 2 Respostas

User badge image

JoãoeFran Miranda

Olá, um dos mecanismos prováveis é pela redução da pressão oncótico intravascular. A hipoproteinúria, principalmente relacionada a hipoalbuminemia favorece a redução da pressão oncótica, com isto o líquido intravascular, especificamente o intracapilar tende a passar por um desequilibrio de forças que fisiologicamente resistiriam ao extravasamento. Desta forma o edema passa a ocorrer em praticamento todos os territórios capilares do organismo, resultando em anasarca.

Você consegue ver todos os detalhes dessa possibilidade de mecanismo fisiopaológico ao estudar a fisiopatologia da hipoproteinemia.

 

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obs;. Não consultei nenhuma fonte específica para te responder, então, se quiser confirmar a teoria é importante verificar alguma fonte, sugiro o livro de fisiopatologia publicado por Lange, tem ele nos meus materiais. 

Se houver algum erro, me desculpe, o interesse é em ajudar.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipoproteinemia é o resultado de diversos fatores que caracterizam na baixa quantidade de proteína no sangue. Apenas o teste laboratorial pode detectar tal condição que pode advir de vários fatores como insuficiência na alimentação ou desordens clinicas.


A anasarca não é uma doença, mas um sintoma que pode acontecer no curso de várias doenças, inclusive a hipoproteinemia, caracterizada por um inchaço distribuído por todo corpo, devido ao acúmulo de fluido no espaço extracelular e no interior das próprias células.


O tratamento da anasarca deve ser principalmente dirigido à doença causadora. No entanto, tratamentos de alívio dos sintomas com diuréticos, diálise ou paracentese podem ser necessários, uma vez que o paciente pode sentir muito desconforto. A alimentação do paciente também deve ser controlada de acordo com a doença de base. Assim, por exemplo, a ingestão de proteínas não é recomendada no caso de falência hepática, porque sobrecarrega o fígado e a ingestão de sal deve ser restringida se o problema for renal.


Portanto, o tratamento da anasarca se dá combatendo a hipoproteinemia, a priori.

Fonte:

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3150/anasarca.htm

https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/796664/anasarca+voce+sabe+o+que+e.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes