Buscar

por que Crianças com desnutrição associadas a hipoproteinuria podem apresentar anasarca.

💡 2 Respostas

User badge image

JoãoeFran Miranda

Olá, um dos mecanismos prováveis é pela redução da pressão oncótico intravascular. A hipoproteinúria, principalmente relacionada a hipoalbuminemia favorece a redução da pressão oncótica, com isto o líquido intravascular, especificamente o intracapilar tende a passar por um desequilibrio de forças que fisiologicamente resistiriam ao extravasamento. Desta forma o edema passa a ocorrer em praticamento todos os territórios capilares do organismo, resultando em anasarca.

Você consegue ver todos os detalhes dessa possibilidade de mecanismo fisiopaológico ao estudar a fisiopatologia da hipoproteinemia.

 

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obs;. Não consultei nenhuma fonte específica para te responder, então, se quiser confirmar a teoria é importante verificar alguma fonte, sugiro o livro de fisiopatologia publicado por Lange, tem ele nos meus materiais. 

Se houver algum erro, me desculpe, o interesse é em ajudar.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Hipoproteinemia é o resultado de diversos fatores que caracterizam na baixa quantidade de proteína no sangue. Apenas o teste laboratorial pode detectar tal condição que pode advir de vários fatores como insuficiência na alimentação ou desordens clinicas.


A anasarca não é uma doença, mas um sintoma que pode acontecer no curso de várias doenças, inclusive a hipoproteinemia, caracterizada por um inchaço distribuído por todo corpo, devido ao acúmulo de fluido no espaço extracelular e no interior das próprias células.


O tratamento da anasarca deve ser principalmente dirigido à doença causadora. No entanto, tratamentos de alívio dos sintomas com diuréticos, diálise ou paracentese podem ser necessários, uma vez que o paciente pode sentir muito desconforto. A alimentação do paciente também deve ser controlada de acordo com a doença de base. Assim, por exemplo, a ingestão de proteínas não é recomendada no caso de falência hepática, porque sobrecarrega o fígado e a ingestão de sal deve ser restringida se o problema for renal.


Portanto, o tratamento da anasarca se dá combatendo a hipoproteinemia, a priori.

Fonte:

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3150/anasarca.htm

https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/796664/anasarca+voce+sabe+o+que+e.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais