Buscar

controle difuso em segunda instancia ?

Como se dá o controle difuso de constitucionalidade em segunda instância?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Jeovan

Pela Cláusula de reserva de plenário:

art. 97 CRFB: Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

Esse controle deve se dar pela maioria absoluta dos membros do Tribunal que estiver discutindo tal assunto, e não por órgão fracionário (Câmara, Turma ou como estiver denominada)...

Súmula vinculante 10 do STF: Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Nos tribunais, somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros (Plenário) ou dos membros do órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. Tal determinação é chamada de cláusula de reserva de plenário, ou full-bench.

"Art. 97 CRFB. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público."

A inconstitucionalidade não poderá ser declarada por um Desembargador, ou por um órgão fracionário.

Ao se deparar com uma arguição de inconstitucionalidade que proceda, deverá o magistrado remeter o processo para análise do plenário ou para o órgão especial, para que estes possam declarar a inconstitucionalidade arguida.

Cabe alertar que somente será necessário submeter a questão ao Plenário – ou ao órgão especial – quando se entender que a norma é inconstitucional, pois todas as normas nascem com presunção (relativa) de constitucionalidade.

Porém, muitas vezes, para fugir da exigência de submeter a questão relativa à inconstitucionalidade ao Plenário – ou órgão especial –, os órgãos fracionários dos tribunais realizavam uma manobra: em vez de dispor que a norma é inconstitucional, deixavam de aplicá-la. Para resolver tal problema, foi criada a Súmula Vinculante 10, in verbis:

"Súmula Vinculante 10. Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte."

Exceções à cláusula de reserva de plenário se dão:

  • quando a inconstitucionalidade é declarada com base em súmula ou em jurisprudência do Plenário ou de ambas as Turmas do STF;
  • inconstitucionalidade declarada por Turma Recursal de Juizados Especiais ou de Pequenas Causas;
  • quando há pronunciamento prévio do plenário ou do órgão especial de Tribunal; 
  • em casos de decisão liminar monocrática;
     

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais