Buscar

Explique a retroatividade da lei penal benefica (art 2 § unico CP)

💡 4 Respostas

User badge image

Reginaldo Mauricio . 66 99618-5015

O Princípio da Retroatividade Benéfica Penal determina que os efeitos benéficos e favoráveis de uma lei penal retroagem ilimitadamente e indiscriminadamente para todos os fatos anteriores à sua entrada em vigência.

6
Dislike1
User badge image

Joab Leonardo S

É quando uma lei retroage ao período em que ela ainda não era vigente para Beneficiar o réu. Ex: Você cometeu um crime com pena de 10 anos em 2015, e em 2016 a pena pra esse mesmo crime passa a ser de 5 anos. Então sua pena agora será apenas de 5 anos a ser cumprida. Com 1 ano que já tinha, só 4.
3
Dislike0
User badge image

Jose Antonio

A regra da lei penal é que sua aplicação seja feita durante seu período de vigência. A exceção da regra penal é a extra-atividade, sendo que esta, por sua vez, regula dois tempos, o passado e o futuro.

A regulação do tempo futuro tem o nome de ultra-atividade, que é a possibilidade dos efeitos de uma lei se prolongarem no tempo e ter sua aplicação aos fatos cometidos durante sua validade, mesmo após cessado seu período de vigência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais