Buscar

como ocorre a imunidade inata contra vírus?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz de Biasi

As células infectadas por vírus produzem INF-alfa/beta, que têm ação parácrina e autócrina, para induzir a apoptose e o estado antiviral dessas céls. O INFalfa/beta aumenta a expressão de MHC I (para apresentação de Ags p/ céls T CD8+), diferencia as céls T CD8+ em céls CTLs, ativa a enzima RNAseL (que degrada RNA viral), ativa PKC (inibe a síntese proteica), ativa céls NK e células dendríticas (passam a secretar IL-12). Céls NK têm grande importância, pois após ativadas, ficam mais citotóxicas e começam a produzir INF-gama, aumentando a atividade de macrófagos e neutrófilos que irão fagocitar. As céls NK também irão reconhecer as céls infectadas, e dependendo do sinal (+ ou -), elas irão degranular em cima das céls infectadas.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Algumas infecções, como a gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. Os vírus são parasitas obrigatórios dos seres vivos. Isso porque eles não conseguem multiplicar seu material genético se não estiverem dentro de um organismo.  Não são considerados seres vivos por não realizarem funções vitais característicos dos seres viventes e nem terem células e nem organização celular (são chamados de acelulares). Porém, esse debate sobre os vírus estarem vivos ou não tem se expandido por conta de algumas pesquisas atuais que dizem que eles são um tipo muito simples e antigo e vida.


Os vírus são divididos entre retrovírus (os que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes. Mas, quando infectam alguma célula, injetam seu material genético que é capaz de se replicar de forma muito rápida.


A imunidade inata inclui também as barreiras externas do corpo, como a pele e membranas mucosas (como aquelas que da linha do nariz, da garganta, e trato gastrointestinal), que são a primeira linha de defesa na prevenção de doenças de entrar no corpo. Se esta parede externa defensiva é quebrada (como através de um corte), a pele tenta curar a ruptura de forma rápida e as células especiais do sistema imunológico atacam a pele invadindo os germes.

fonte:http://cuidadossaude.com/2010/06/sistema-imunologico-corpo-como-funciona/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais