Buscar

A deficiência de mioglobina gera qual tipo de hipóxia ? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Hipóxia muscular, e incapacidade de se gerar contrações aerobias com efetividade, haja vista seu papel como transportadora de oxigenio celular do músculo.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

A mioglobina é uma proteína cuja principal função é transportar o oxigênio nos músculos. Sua estrutura é muito similar à da hemoglobina, que transporta o oxigênio no sangue. A mioglobina é também considerada um pigmento, pois é responsável por proporcionar a cor vermelha dos músculos. A mioglobina contida nos músculos pode ser liberada no sangue após uma lesão muscular séria, especialmente após um infarto do miocárdio ou até na urina, em alguns casos. A dosagem da mioglobina no sangue ou urina pode ajudar a diagnosticar diversas doenças.


Apesar de se assumir que a mioglobina funcionasse exclusivamente para armazenar oxigénio, esta função aparece somente nos mamíferos aquáticos como as focas e as baleias, que possuem concentrações de mioglobina nos seus músculos dez vezes superiores às dos mamíferos terrestres. Parece que a função fisiológica mais importante da mioglobina nos mamíferos terrestres é facilitar o transporte rápido de oxigénio para o músculo. A velocidade pela qual o oxigénio pode difundir dos capilares para os tecidos, e assim o nível de respiração, é limitado pela solubilidade baixa do oxigénio na solução aquosa. A mioglobina aumenta a solubilidade efetiva do O2 no músculo. Assim, esta proteína pode funcionar como uma “brigada molecular” que facilita a difusão do oxigénio. Recentemente, descobriu-se uma nova função fisiológica da mioglobina, como desintoxicante do óxido nítrico (molécula sinalizadora altamente reativa) através da sua conversão para NO3-.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais