Buscar

A partir dos estudos sobre o período histórico compreendido como Pré-História é possível identificar uma diferença entre a História Natural e a Histór

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Oliveira

Após a Idade Média, muito caracterizada pela forte presença da religião (cristã) e da metafísica nas explicações do mundo, surgiram defensores de idéias que buscavam explicar o mundo pelo que ele era, como funcionava, com o intuito de distanciar das explicações religiosas, “porque Deus quis”.

Nessa busca, foram também definindo o que era o ser humano. Foram se reconhecendo como possibilidade de coletivo. E como produtores de conhecimento e transformações e técnicas que modificavam a natureza.

Já não se viam mais como seres que seguiam as vontades da natureza. Podiam interferir nelas. Não só podiam, como deveriam. Francis Bacon dizia que “saber é poder” e saber era a grande busca do homem. Logo, poder modificar a natureza não só podia, como deveria.

Assim, podemos pensar a distinção entre Historia Natural e Historia Social. 

*História Natural seria História do planeta sem o homem (“civilizado”)* mas com tudo que “tem dentro” (animais, flores, frutas, natureza em geral)

*História Social seria como a história dos homens, porque um homem tem que se relacionar com outros, e acaba criando e vivendo em grupos, com características, normas, regras, valores, costumes, enfim, com toda sua cultura. 

Obs.: lembrando que a questão civilizado/não civilizado, culto/não culto são muito mais avaliações pessoais, subjetivas do que objetivas. Quem define os parâmetros é quem “julga”, “avalia”.

Assim, a alternativa correta é a A, que diz do tempo dos processos de cada uma delas e da questão da cultura.

Na alternativa B há a inversão das definições;

Na alternativa C ele fala em pureza, que não existe dentro de nossas definições. Alem de falar da coletividade e convívio em grupo e, poxa, em que momentos deixamos de ser seres que vivem e convivem em grupo?

Na alternativa D aparece novamente a idéia de coletividade e pureza exclusivas de momentos, que não condizem. Bom, espero ter ajudado 

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10497005#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais