A maior rede de estudos do Brasil

Valores Políticos e Metodologia de Pesquisa

Amigos, estou precisando de tudo que vcs puderem me mandar a respeito das matérias Valores Políticos e Metodologia de Pesquisa, desde provas, estudos dirigidos, Apol's, resumos... Tudo mesmo! Obrigado!


5 resposta(s)

User badge image

Michel

Há mais de um mês

vlw irmão! Boas festas

vlw irmão! Boas festas

User badge image

Bernardo

Há mais de um mês

Questão 1/5

“ Podemos considerar a Constituição de 1988 como o marco que pôs fim aos últimos vestígios formais do regime autoritário. A abertura iniciada pelo general Geisel em 1974 levou mais de treze anos para desembocar em um regime democrático.” (FAUSTO, 2009, p. 526)

Sobre os militares, a democracia e a cidadania, avalie as questões abaixo:

Ia transição brasileira teve como a espanhola a vantagem de não provocar grandes abalos sociais, mas teve a desvantagem de não colocar em questão problemas que iam muito além da garantia de direitos políticos à população.

II. o fim da ditadura civil-militar possibilitou o surgimento de partidos políticos, fato que nunca havia ocorrido na história política nacional.

III. o fim do autoritarismo levou o país mais a uma “situação democrática” do que a um regime democrático consolidado. 

 

A

I e II, apenas.

B

II, apenas.

C

I e III, apenas.

A questão procurava demonstrar o impacto do fim da ditadura civil-militar ao fortalecimento dos direitos políticos. No entanto, não é correto afirmar a inexistência de partidos políticos antes de 1985. Como fonte de consulta, ver BERAS, 2009, p. 91.
D

III, apenas.

E

I, II e III.


Questão 2/5

Leia o texto abaixo e depois responda:

“O método etnográfico surgiu no âmbito da antropologia, no início do século XX, diferenciando as formas de produção do conhecimento desse campo daquelas presentes em outras disciplinas que compõem as ciências sociais” (CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 80)

Acerca das características e pressupostos da etnografia, analise as alternativas abaixo e assinale a sequência correta:

I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico

II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados

III – A etnografia impõe ao investigado um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta

 

A

Apenas a assertiva I está correta;

B

Apenas a assertiva III está correta;

C

As assertivas I e III estão corretas;

Você acertou!

Comentário: apenas as assertivas I e III estão corretas, pois de acordo com Carvalho (2013, p. 81) “O primeiro deles é que o objetivo desse tipo de investigação social é capturar o caráter espontâneo do comportamento humano”

D

As assertivas II e III estão corretas;

E

As assertivas I e II estão corretas;


Questão 3/5

Leia o texto abaixo e depois responda

“A observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas, como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados” (MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 67)

Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:

I – Na observação simples o pesquisador não elabora um roteiro estruturado para sua pesquisa. Esse tipo de pesquisa tem um caráter mais exploratório, e o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores. Na observação simples, não existe a necessidade de separação entre pesquisador e objeto

II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples das outras

III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.

 

A

Apenas a assertiva I está correta;

B

Apenas a assertiva III está correta;

C

As assertivas II e III estão corretas;

Comentário: As assertivas II e III estão correta.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 68) “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do por parte do observador por parte do seu objeto de estudo....”. Os autores ainda salientam que “A diferença de outros tipos de observação é que, nesse caso, coletam-se informações sem um planejamento prévio” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68)

Gabarito: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 5, pp. 68-76

D

Apenas a assertiva II está correta;

E

As assertivas II e III estão incorretas;


Questão 4/5

“Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, voltaria à presidência pelo voto popular em 1950, não chegando a completar o mandato por se suicidar”.

Sobre a relação entre cidadania e o período Vargas, avalie as alternativas a seguir:

IO conjunto do período (1930-1964) se caracteriza basicamente pelo avanço dos direitos sociais. Cria-se o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e afirma-se uma nova e ampla legislação trabalhista.  

II. O período tem uma característica central para a análise configuracional: o crescimento da capacidade de ação do estado em todas as dimensões da sociedade.

III. Ainda que Vargas tivesse apoio da população, o ditador havia rompido com a Igreja católica e proibido o ensino religioso nas escolas públicas. O fato demonstrava um retrocesso para a formação da cidadania nacional.

 

A

I e II, apenas.

A resposta para as questões pode ser encontrada entre as páginas 87 e 89 de Beras (2013). De fato, Vargas estruturou os direitos trabalhistas no Brasil, além de fortalecer o estado brasileiro, em geral. O item incorreto, terceiro item, afirma que Vargas havia rompido com a Igreja católica. No entanto, a igreja foi uma das principais apoiadoras do regime (FAUSTO, p. 333, 2009).

B

II, apenas.

C

II e III, apenas.

D

III, apenas.

E

I, II e III.


Questão 5/5

Tema: Observação sistemática na pesquisa social

Leia o texto abaixo e depois responda

O observador sabe o que procura e o que carece de importância em determinada situação: deve ser objetivo, reconhecer os possíveis erros e eliminar suas influências sobre o que vê e recolhe” (LAKATOS; MARCONI, 1985, p. 171))

Sobre a observação sistemática na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:

I – A observação sistemática, ao contrário da observação simples, é aplicada através de um método de pesquisa estruturado. Dessa forma, o pesquisador elabora uma previamente um material para a organização e registro dos dados, com o tópicos e as categorias a serem analisadas de acordo com a situação apresentada

II – Na observação sistemática existe maior objetividade do pesquisador. Ele estabelece claramente qual o problema e planeja previamente a observação.

III – A observação sistemática difere da observação simples na postura do pesquisador. Na sistemática, o pesquisador se distancia do objeto, e não deixa suas crenças e valores afetarem a pesquisa. Na observação simples, ao contrário, ele deixa suas crenças e valores interferirem nos resultados da pesquisa

 

A

Apenas a assertiva III está correta;

B

As assertivas II e III estão corretas;

C

As assertivas I e III estão corretas;

D

As assertivas I e II estão corretas;

Você acertou!

Comentário: As assertivas I e II estão correta.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 69) “A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado, aplicado em condições controladas para a obtenção de resultados com base em elementos preestabelecidos.”. Os autores ressaltam que ainda lembram que “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do por parte do observador por parte do seu objeto de estudo....”.” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68)

E
Apenas a assertiva I está correta;
User badge image

Cristiano

Há mais de um mês

Estou Iniciando o curso metodologia de pesquisa e Analise de conjuntura o que eu tiver fazendo te passo abraço.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes