Buscar

Se a dignidade não é um direito e sim uma qualidade intrínseca de todo ser humano qual é relação que ela tem com os direitos fundamentais?

💡 3 Respostas

User badge image

William Cordeiro

A dignidade não é um direito, mas sua relação com os direitos fundamentais é direta pois é ela que baseia os direitos fundamentais, e ela possui em si o mínimo digno para que uma pessoa possa sobreviver. O Estado resguarda tais direitos com este intuito, dar ao menos o mínimo de dignidade a cada cidadão. 

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Kildare Gonçalves Carvalho, "a dignidade da pessoa humana é o fundamento de todo o sistema dos direitos fundamentais, no sentido de que estes constituem exigências, concretizações e desdobramentos da dignidade da pessoa e que com base nesta é que devem aqueles ser interpretados."

Para ele, portanto, a dignidade da pessoa humana é o fundamento dos direitos fundamentais.

Segundo Ingo Sarlet, "a dignidade da pessoa humana, na condição de valor fundamental, atrai o conteúdo de todos os direitos fundamentais, exige e pressupõe o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais de todas as dimensões. Assim, sem que se reconheçam à pessoa humana os direitos fundamentais que lhes são inerentes, em verdade estar-se-á negando-lhe a própria dignidade."

Para Sarlet, portanto, a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais fazem uma via de mão dupla. Enquanto a dignidade exige o reconhecimento dos direitos fundamentais, os direitos fundamentais deve buscar a dignidade.

2
Dislike0
User badge image

Neide Ribeiro

Cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do estado e da comunidade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais