Buscar

O que é o "legítimo possuidor' de letra de câmbio?

💡 3 Respostas

User badge image

Robson Marcelino

O saque da letra de câmbio gera três obrigações distintas, entre três sujeitos e uma obrigação cambiária. Estão envolvidos o sacador, aquele que cria a letra de câmbio, o sacado, que é o devedor (deve ao sacador) e por fim o terceiro, chamado de tomador que é quem receberá a letra de câmbio. Por exemplo João deve a Paulo R$ 5.000,00 (cinco mil reais), passado um tempo, Paulo compra uma determinada mercadoria e ao invés de pagar com seu dinheiro, Paulo cria/gera uma letra de câmbio de João para que este paga a mercadoria no prazo determinado. Portanto, Jéssika Andrade, acredito que o legítimo possuidor da Letra de Câmbio é o "tomador", ou seja, terceiro que receberá o pagamento através da Letra de Câmbio gerada pelo credor de uma dívida existente antes da compra realizada pelo sacador.
1
Dislike0
User badge image

Roberto Ferreira

A Letra de Cambio é uma ordem de pagamento que necessariamente é emitida por um credor, denominado sacador, contra seu devedor, que é o sacado, em favor de um beneficiário chamado tomador.

O tomador é o que receberá o valor da LC, todavia, caso ele endosse sem indicar o novo beneficiário, o legitimo possuidor sera qualquer pessoa que esteja na posse da LC.

Antes do endosso seria uma LC nominativa, depois de um endosso em branco, se torna uma LC ao portador.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Segundo o artigo 39 da lei 2.044/1908, lei que define o que é letra de cãmbio e a nota promissória, bem como regula as operações cambiais, possuidor é considerado o legítimo proprietário da letra ao portador e da letra endossada em branco:

  Art. 39. O possuidor é considerado legítimo proprietario da letra ao portador e da letra endossada em branco.

        O último endossatário é considerado legítimo proprietário da letra endossada em preto, se o primeiro endosso estiver assinado pelo tomador e cada um dos outros, pelo endossatário do endosso, imediatamente anterior.

        Seguindo-se ao endosso em branco outro endosso, presume-se haver o endossador deste adquirido por aquele a propriedade da letra.

        § 1º No caso de pluralidade de tomadores ou de endossatários, conjuntos ou disjuntos, o tomador ou o endossatário possuidor da letra é considerado, para os efeitos cambiais, o credor único da obrigação.

        § 2º O possuidor, legitimado de acordo com este artigo, somente no caso de má-fé na aquisição, pode ser obrigado a abrir mão da letra de câmbio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais