Buscar

Qual a diferença entre Princípio da Lesividade e Princípio da Alteridade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Assis

žO Princípio da Lesividade proíbe a aplicação de pena ou medida de segurança a lesões irrelevantes aos bens jurídicos protegidos pela norma penal.  A intervenção penal deve ser a ultima ratio e não a regra, só cabe a tutela penal quando extremamente necessária, e, de preferência, só deverá fazê-lo na medida em que for capaz de ter eficácia.

Já o Princípio da Alteridade, desenvolvido por Claus Roxim, consiste no comando segundo o qual ninguém pode ser punido por causar mal apenas a si mesmo. Ou seja, uma conduta, para ser penalmente relevante, deve transcender seu autor e atingir bem jurídico de outrem.

6
Dislike1
User badge image

Antônio Filho

Acredito que a colega abaixo confundiu os princípios.

Princípio da lesividade ofensividade ou lesividade

Caso a conduta não cause lesão a bem jurídico tutelado ou, ao menos, perigo de lesão, não há de se falar em infração penal. É preciso que essa conduta causo dano ou perigo de dano ao bem jurídico tutelado.

Princípio da alteridade

Conduta que causa autolesão não pode ser considerada crime, para que esse ocorra é preciso que bem jurídico de terceiro seja atingido. Ex.: cortar os pulsos na tentativa de suicídio não é crime.

Alguns doutrinadores informam que lesividade e insignificância são sinônimos, mas a diferença se dá no texto de ambos, pela alteridade diz que não é crime causar dano a si mesmo e a insignificância exige que ocorra lesão ou perigo de lesão a bem jurídico tutelado, ou seja, é a mesma coisa com palavras diferentes.


Princípio da Intervenção mínima

Criada pela DDHC (1979), o DP é a última rátio na proteção dos direitos. Só deve atuar quando a criminalização de uma conduta for indispensável para proteger bens e interesses.

Subdivide-se em dois princípios: FRAGMENTARIEDADE E SUBSIDIARIEDADE

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais