Buscar

Teoria do consumidor

Alguém poderia me explicar os pressupostos da teoria do consumidor?

Desde já agradeço. 

💡 3 Respostas

User badge image

Rebecca Helena

Olá, a teoria do consumidor aborda o indivíduo como racional, logo ele sempre está em busca da maximização de utilidade (satisfação) de acordo com sua renda podendo até abrir mão de uma renda maior caso afete mais do que ele está disposto a ceder de seu lazer. Os pressupostos básicos são: 

1) Decisão sobre trabalho/ lazer.

2)Curva de oferta de trabalho.

3)Efeito Total; Efeito Renda; e Efeito Substituição.

O livro do Varian tem uma carga muito boa sobre os pontos-base para estudos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A teoria do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem gastar seu dinheiro, dadas suas preferências e restrições orçamentárias. Um ramo da microeconomia , a teoria do consumidor mostra como os indivíduos fazem escolhas, dadas as restrições, como sua renda e os preços de bens e serviços. Através da teoria do consumidor, somos mais capazes de entender como os gostos e as rendas dos indivíduos influenciam a curva de demanda. Essas escolhas estão entre os fatores mais críticos, moldando a economia em geral.

Os consumidores podem escolher diferentes pacotes de bens e serviços; logicamente, eles escolhem aqueles que trazem o maior benefício (que maximiza a utilidade, em termos econômicos). Trabalhar com exemplos ou casos na teoria do consumidor geralmente requer as seguintes entradas: um conjunto completo de opções de consumo; quanto utilitário um consumidor deriva de cada pacote no conjunto de opções; um conjunto de preços, atribuído a cada pacote, e qualquer pacote inicial que o consumidor detém atualmente.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais