Buscar

estudando o capítulo Citação do CPC, encontrei os termos efeito processual e efeito material. O que são esses efeitos?

💡 8 Respostas

User badge image

Raquel Chaves

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=8BV91qRoSGU

2
Dislike0
User badge image

Raquel Chaves

Art. 240.

A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos arts. 397 e 398 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil).

§ 1º A interrupção da prescrição, operada pelo despacho que ordena a citação, ainda que proferido por juízo incompetente, retroagirá à data de propositura da ação.

§ 2º Incumbe ao autor adotar, no prazo de 10 (dez) dias, as providências necessárias para viabilizar a citação, sob pena de não se aplicar o disposto no § 1º.

§ 3º A parte não será prejudicada pela demora imputável exclusivamente ao serviço judiciário.

§ 4º O efeito retroativo a que se refere o § 1º aplica-se à decadência e aos demais prazos extintivos previstos em lei.

 

        A prevenção, a litispendência e a litigiosidade são considerados efeitos processuaisda citação.

 

        A constituição em mora e a interrupção da prescrição, efeitos materiais.

https://caduchagas.blogspot.com.br/2012/05/processo-civil-efeitos-da-citacao.html

2
Dislike0
User badge image

Glorinha Freitas

  • Citação

    Conceito1: É o ato pelo qual o acusado (ou denunciado) é trazido ao processo.

    Conceito2: É o ato processual pelo qual se leva ao conhecimento do acusado à notícia de que em face dele foi proposta uma ação penal, para que possa se defender bem como o primeiro chamado que se lhe faz para vir a juízo, a fim de ser interrogado.

    (indiciado ? antes do oferecimento da denúncia; réu ? após o oferecimento da denúncia)

    A teor do artigo 213, do Código de Processo Civil, a citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado, a fim de que se defenda.

    Pressuposto processual de validade (art. 214), a citação é ato absolutamente indispensável à configuração complexa da relação processual, sendo formalmente dispensada apenas se e quando o réu comparecer espontaneamente para responder aos termos da ação (art. 214, § 1º).

    Essa indispensabilidade é imposta pelo próprio princípio do contraditório, que resta violado em caso de inexistência ou invalidade do ato citatório; e a força vinculante da sentença só obrigará aquele réu que, citado regularmente, teve a oportunidade de se defender.

    Além disso, em relação a ele os efeitos da propositura da ação somente operar-se-ão após validade citado (art. 263, 2ª p., c.c. art.219).


    Natureza Jurídica da Citação

    Segundo a corrente majoritária é pressuposto processual de validade porque sem ela não se constitui validamente a relação jurídica processual.


    Efeitos da citação

    A citação válida gera os efeitos no artigo 219, ou seja, torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui o devedor em mora e interrompe a prescrição.

    Em verdade, esses efeitos (reputados em doutrina como sendo da citação) já existem para o autor desde a propositura da ação (art. 263); correto seria dizer-se que os mesmos são gerados pela litispendência, só se operando em relação ao réu, isto sim, após a citação.

    Como quer seja, a citação gera efeitos de natureza processual e material.

    Efeitos de natureza processual são a prevenção do juízo (v. art. 106), a "exceção" de litispendência (art. 301, §§ 1º e 3º), a suspensão de outro processo cuja sentença depende do julgamento do ajuizado posteriormente (art. 265, IV, a).

    Como efeitos processuais típicos da citação tem-se a inadmissibilidade da modificação do pedido ou da causa de pedir pelo autor, salvo anuência do réu (art. 264, caput) e a inadmissibilidade da alteração das partes figurantes na ralação processual, exceto as substituições expressamente previstas (art. 264, caput – v. art. 321).

    Encontram-se entre os efeitos de natureza material a litigiosidade da coisa (v. art. 593, I e II, c.c. arts. 591 e 879 e 881, do CPC, bem como art. 1.117, II, do Cód. Civil), a constituição do réu em mora e a interrupção da prescrição (art. 219, §§ 1º e 4º).


    CONCLUINDO:

    Art.219, CPP. O juiz poderá aplicar à testemunha faltosa a multa prevista no art.453, sem prejuízo do processo penal por crime de desobediência, e condená-la ao pagamento das custas da diligência.

    O Art. 219, CPC traz 5 efeitos para a citação.

    2 efeitos materiais

    • interrompe a prescrição;
    • constitui o réu em mora

    3 efeitos processuais

    • torna litigiosa a coisa;
    • previne o juízo;
    • induz litispendência.

    Instaurar a instância = instaurar a relação jurídica processual.

    A citação não induz a litispendência;

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais