Buscar

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaio

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

Considerando o trecho de Rubem Alves, acima disponível, elabore um texto dissertativo contemplando os seguintes aspectos contidos no conteúdo do texto: Equipamentos e materiais didáticos disponível no Saiba Mais que antecede a ATD1. Leia com atenção o capítulo intitulado Sala de Aula: espaço educativo de convivência (página 53 e seguintes) e faça sua análise sob esses aspectos:

a) Não importa o tamanho da sala, se a pintura foi feita com tinta ou cal, se o piso é de cimento ou lajota, se o mobiliário é velho ou novinho em folha. Não importa se o mural é de madeira ou apenas um varal. O que importa é que ela seja um espaço acolhedor, onde os alunos tenham intimidade;

 

Atenção: sua dissertação não deve ultrapassar 250 palavras.

  Ocultar barra de ferramentas  
Parágrafo  
                  Impedir vinculação automática     Insira a mídia Moodle  
Caminho: p

💡 5 Respostas

User badge image

Vanessa Ventura

alguem fez ???
0
Dislike0
User badge image

Fabiana Alves

Essa pergunta e de Didática?

0
Dislike0
User badge image

Eliane Ferreira

A sala de aula deve ser um espaço harmonioso e transformador, em que o aluno possa se identificar e se familiariza com o ambiente. É necessário uma afinidade, pois, na sala de aula deve se haver liberdade de expressão e que o aluno possa circular livremente, aprendendo a se relacionar com os colegas, favorecendo o diálogo e a interação entre eles. Os alunos, sentindo que o espaço foi pensado e desenvolvido para o seu bem estar, orgulha- se da escola e também do docente. 
 Na sala de aula, a construção do saber é o foco, e com uma boa didática, entendo a necessidade de cada aluno, com aulas bem planejada, preparada com recursos didáticos adequados, o aluno terá mais interesse pelos assuntos abordados, favorecendo a absorção do conhecimento.
A acessibilidade é um ponto importante, pois, devemos pensar na pessoas com necessidades especiais, investindo em mobiliário adequado. A disposição das cadeiras e mesas e a reorganização do espaço  também é importante para mante- lo amplo na circulação e facilitando o contato visual entre alunos e professores.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais