Buscar

Urgente pra amanha alguém sabe responder?

“SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quartafeira e nesta quinta-feira. O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não agüento mais - desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos, acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011). Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas.

💡 10 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quartafeira e nesta quinta-feira. O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não agüento mais - desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos, acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011). Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas.

 

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

...

  • 2º- A pena aumenta-se de um terço até metade:

...

I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma;

 

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

 

Ocorre, Crime continuado, quando o agente, reiteradamente, mediante mais de uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes da mesma espécie , nas mesmas condições de tempo, ação e lugar.

Identificando que houve a prática reiterada, as mesmas condições de tempo, ação e lugar, aplica-se a pena de um só crime se idêntico ou a mais grave se diferentes, aumentada a pena. O crime continuado nada mais é do que um concurso material de crimes, porém com regra de apelamento de concurso formal.

De acordo com Fernando Capez, há o crime continuado comum – sem violência ou grave ameaça - no qual se aplica a pena do crime mais grave aumentada de 1/6 a 2/3 ou o crime continuado específico – com violência ou grave ameaça – no qual se aplica a pena mais grave aumentada até o triplo. No entanto, se a aplicação da regra do crime continuado, a pena resultar superior à que restaria se somadas as penas, aplica-se a regra do concurso formal (concurso material benéfico).

Exasperação, em processo penal, é um sistema de aplicação de duas ou mais penas em que aplica-se a pena a mais grave acrescida de um valor entre um sexto à metade (116,6% a 150%). Aplica-se apenas quando os crimes forem resultado de uma única ação ou omissão. Por exemplo: se para um dos crimes a pena foi 2 anos e para outro a pena foi 3 anos, a pena exasperada será de 3,5 anos a 4,5 anos.Com exceção nos casos de crimes com uso de violência e/ou grave ameaça à pessoa.Nos crimes dolosos que seguem o entendimento de "crimes continuados",pode-se,a critério do Juiz,observando todas as características do caso concreto,aumentar a pena de um sexto ao triplo,assegurado pelo parágrafo único do artigo 71 do Código Penal Brasileiro.É importante ressaltar que a pena não pode ser superior a soma das penas. O mesmo crime pode resultar em exasperação quando praticado contra várias pessoas ao mesmo tempo. A doutrina identifica essa situação como "concurso formal ou ideal" de penas em oposição ao "concurso material ou real" em que os crimes envolvem múltiplas ações ou omissões.

Outros sistemas de aplicação de pena possíveis são a absorção (apenas a mais grave) e o cumulo material (soma das penas).

Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.(Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

Parágrafo único - Não poderá a pena exceder a que seria cabível pela regra do art. 69 deste Código. (Redação dada pela Lei nº 7.209 , de 11.7.1984)

0
Dislike0
User badge image

Milena Carvalho

Crime Continuado, artigo 71. CP, Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subesquentes ser habidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticos, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.  

O Artigo apresenta 3 espécies de crime continuado: o simples, qualificado e específico. 

o crime simples ou comum é aquele que as penas dos delitos parcelares são idênticas, exemplo: 3 furtos simples, aplica-se a pena de uma só dos crimes, aumentada de 1/6 a 2/3.

no crime continuado qualificado, as penas dos crimes são diferentes, exemplo: um furto simples consumado e um furto simples na forma tentada. APlica-se a pena do crime mais grave, exasperada de 1/6 a 2/3.

o crime continuado específico é o previsto no parágrafo unico do artigo, o qual se verifica nos crimes doloso, contra a vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, aplica-se a pena de qualquer dos crimes, se idênticas ou a mais grave, se diversas, aumentada até o triplo. 

O código adota o sistema da exasperação para crime continuado. 

32
Dislike1
User badge image

Ana Carolina Bandeira Serrão

Vai se aplicas às regras de crime continuado
5
Dislike0
User badge image

Thamiris Lima

Aplica-se o ART.71 do CP, CRIME CONTINUADO com o critério da exasperação da pena, ou seja, a pena deverá ser aumentada em fração de 1/6 a 2/3.  Conforme a reforma penal, O p. único do art 71 do CP classifica o crime continuado em especial, específico chamado de qualificado. Permite-se que seja reconhecido o crime continuado ainda que os crimes praticados tenham violência ou grave ameaça a pessoa e que tenham sido praticados contra vítimas diferentes. Dado então a gravidade do crime continuado qualificado, específico. Será aplicada a pena do crime mais grave e ela poderá ser exasperada em até o triplo e não mais em 1/6 a 2/3.

Tendo em vista que o crime continuado não pode de forma alguma prejudicar o réu. O que é chamado de CONCURSO MATERIAL BENÉFICO, compara-se a pena resultante da exasperação  e da cumulação. Se a cumulação for mais benéfica ao réu ela prevalecerá.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais