Buscar

apol. de fisica e matematica aproximações

As metodologias ativas que tomam a problematização ou resolução de problemas como diretriz principal estão cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas docentes, inclusive nos cursos de graduação. Em relação a essas perspectivas, é fundamental a compreensão do que seja um problema sob vários aspectos, principalmente, a concepção conceitual”.

ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p. 299-311, mai. 2012. p. 301.

De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, Relacione as afirmações a seguir aos respectivos autores.

  1. I) Ter um problema significa buscar conscientemente por alguma ação apropriada para atingir um objetivo claramente definido, mas não imediatamente atingível.
  2. II) Um problema inclui quebra-cabeças, labirintos e atividades envolvendo ilusões com imagens e considera que problemas devem possibilitar uma variedade de abordagens para a sua solução, não devem depender só de elementos conhecidos, mas conduzir à busca e descoberta de novas ideias e, em geral, envolvem desafios, diversões e também frustrações.

III) Um problema é algo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em fazer.

  1. IV) Um problema é definido como qualquer tarefa ou atividade para a qual os estudantes não têm regras prescritas ou memorizadas, nem a percepção de que haja um método específico para chegar à solução correta.
  2. V) Problema é uma questão cuja resposta desconhecemos e necessitamos conhecer. Para esse autor, o conceito de problema implica tanto a conscientização de uma situação de necessidade (aspecto subjetivo) como uma situação conscientizadora da necessidade (aspecto objetivo).

(  ) Polya (1978).

(  ) Van de Walle (2009).

(  ) Thompson (1989).

(   ) Saviani (2000)

(   ) Onuchic (1999) e Onuchic e Allevato (2004).

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

               A            II – IV – V – I – III

               B            I – IV – II – V – III

               C            III – I – II – V – IV

               D            IV – I – V – III – II

               E             V – I – V – III – II

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Borella

Resposta letra B
2
Dislike0
User badge image

Franciele Ribeiro

Letra B.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais