Buscar

1. EM QUE CONSISTE O JUSNATURALISMO E O POSITIVISMO JURÍDICO? 2. QUAL A VISÃO DE SÃO THOMAZ DE AQUINO SOBRE O JUSNATURALISMO E O POSITIVISMO JURÍDICO?

💡 5 Respostas

User badge image

Carol Ribeiro

1. Jusnaruralismo: A corrente jusnaturalista tem como principio a sociedade ser regida por um conjunto de valores e nao normas impostas pelo Estado. O Direito é visto como produto de ideias (metafisico). Era defendida a interpretacao teleologica; Existencia de leis naturais e tinha como pressuposto os valores. Positivismo: O positivismo é uma corrente filosofica e juridica. Sendo a juridica oposta ao jusnaturalismo, visto que rejeita elementos de abstraçao (a ideia de justiça advinda do naturalismo) o objeto passa a ser o ordenamento juridico. Faz-se juizo de constataçao e nao de valor. A lei passa a ser formal , produto da açao humana.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Introdução ao Estudo de Direito.


1) O Jusnaturalismo e o positivismo são correntes filosóficas que visam conceituar o Direito, especialmente em relação à moral e à validade das normas.

Caracteriza-se o jusnaturalismo pela defesa conjunta de duas teses: uma de filosofia ética, que afirma a existência da justiça e de princípios morais universalmente válidos e acessíveis à razão humana; e uma relativa à definição do conceito de Direito, segundo a qual uma norma em desacordo com esta ética não pode ser classificada como “jurídica”. Já o positivismo nasce de uma crença exacerbada no poder do conhecimento científico, oposto à especulação filosófica do jusnaturalismo. Busca-se uma objetividade na ciência jurídica, com juízos de fato, não de valor, que visam conhecer a realidade sem tomar uma posição diante desta.

2) O jusnaturalismo de Tomás de Aquino, ante a mutabilidade da natureza humana, entende que não há um código incondicionado ou absoluto de uma justiça invariável, tendo em vista que a razão humana é variável. Em contrapartida Hans Kelsen defensor da teoria do positivismo se contrapõe à teoria de Tomás de Aquino e diz que quando foi desenvolvida a filosofia tinha caráter essencialmente metafísico e o sistema político que imperava era a monarquia absoluta e que a burguesia do século XIX se manifesta contra do direito natural e se vale do positivismo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Introdução ao Estudo de Direito.


1) O Jusnaturalismo e o positivismo se propõem a conceituar o direito, a partir de correntes filosóficas, em relação à validade das normas e à moral. O jusnaturalismo é o direito natural que se têm como imutável de justiça e atemporais, pois suas leis são baseadas no bom senso, sendo relacionada sempre nos princípios éticos, moral e de equidade entre os indivíduos. Já o positivismo utiliza o método empírico (científico) adequando o direito no positivo (leis), trabalhando apenas as questões positivadas.

2) O jusnaturalismo de Tomás de Aquino, diante da mutabilidade da essência humana, compreende que não há um código ilimitado ou absoluto de uma justiça invariável, já que a razão humana é variável. No positivismo, Tomás de Aquino apresenta uma firme defesa da lei natural, defendendo a existência de uma ordem natural divina que consequentemente dar uma finalidade ao homem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais