Buscar

caracteristicas e exemplos de direito objetivo e subjetivo

💡 4 Respostas

User badge image

Bianca Lauar

Direito objetivo é o direito posto, positivado, sempre q substituir direito por norma, é objetivo. O direito subjetivo é a faculdade/possibilidade do direito, sempre que for direito de, da ou a/ao é direito subjetivo. Exemplos: Direito de ir e vir (subjetivo) e O direito penal brasileiro tem, como uma de suas sanções... (objetivo, se substitui direito por norma)

6
Dislike1
User badge image

Carol Ribeiro

Em suma, o Direito objetivo é a norma juridica obrigatoria, leis, que devem ser obedecidas rigorosamente por todos. O direito subjetivo é a capacidade que o homem tem de agur em defesa de seus onteresses , invocando o cumprimento das normas, toda vez que estas possam protegê-lo. Exemplo: O seu veiculo, parado no transito é atingido na traseira por outro. Ha normas (direito objetivo) aos quais vc pode recorrer. Voce esta utilizando seu direito subjetivo de utilizar a regra juridica do direito objetivo para garantir seu interesse atingido.
2
Dislike2
User badge image

Lucas Baratieri Francisco

Objetivo: O direito e norma de organização social, ou seja, o direito em si. Concede direitos e deveres. Ex. CF.

Subjetivo: Corresponde ao poder de agir que a ordem jurídica garante a alguém. Em regra, só existe quando há norma objetiva autorizando. Ex. Maria tem direito ao reembolso por danos morais.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais