Buscar

Funções da insulina e armazenamento da glicose no músculo e tecido adiposo

💡 2 Respostas

User badge image

Barack Obama

12345 curte ae champz, to precisando :(

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A insulina é um hormônio que desempenha um papel fundamental na regulação dos níveis de glicose no sangue. A falta de insulina, ou a incapacidade de responder adequadamente à insulina, podem levar ao desenvolvimento dos sintomas do diabetes. Além de seu papel no controle dos níveis de açúcar no sangue, a insulina também está envolvida no armazenamento de gordura.


A reposição de insulina é necessária para o diabetes tipo 1, porque esses tipos de diabéticos não recebem insulina suficiente do pâncreas para fazer seu trabalho. Em alguns casos, os diabéticos tipo 2 precisam de insulina porque o pâncreas está sobrecarregado e está cansado, danificando as células beta do pâncreas. A insulina é injetada no tecido adiposo, geralmente no abdômen; no entanto, outros bons locais para injeção de insulina são as nádegas, coxas ou parte superior do braço.


Falando do armazenamento da glicose, temos que o fígado secreta glicose na corrente sanguínea como um mecanismo essencial para manter os níveis de glicose no sangue constantes. Fígado, músculo e outros tecidos também armazenam glicose como glicogênio, um polímero de glicose ramificado de alto peso molecular. A síntese de glicogênio começa com a glicose-1-fosfato, que pode ser sintetizada a partir da glicose-6-fosfato pela ação da fosfoglucomutase (uma isomerase). Glicose-1-fosfato é também o produto da quebra de glicogênio pela fosforilase.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais