Buscar

Citar as reações que ocorrem na degradação dos aminoácidos e o produto de excreção.

Por favor, me ajudem não estou conseguindo responder está questão.

💡 3 Respostas

User badge image

Carolina Nishiwaki Dantas

1. Transaminação: reação enzimática que transforma um aminoácido em um cetoácido e o cetoácido em aminoácido pela troca de grupo funcional. Catalisada pela enzima transaminase.

2. Desaminação: Reação de retirada do grupo amina do aminoácido. A amina se transforma em amônia e o aminoácido se transforma em um cetoácido. Catalisada pela enzima glutamato desidrogenase.

3. Ciclo da Ureia

 

Produto da excreção: uréia

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os aminoácidos são valiosos combustíveis metabólicos, fornecendo um suprimento de nitrogênio e carbono para o metabolismo intermediário e energia para o crescimento. A degradação controlada de aminoácidos é importante na manutenção do equilíbrio carbono-nitrogênio.


Está se tornando cada vez mais evidente que o desequilíbrio na degradação de aminoácidos pode ter consequências importantes para o desenvolvimento e a doença. Geralmente, o primeiro passo na degradação de aminoácidos resulta no grupo amino sendo incorporado em outros compostos nitrogenados ou sendo excretado como amônia ou uréia, enquanto o esqueleto de carbono é catabolizado em um dos poucos intermediários metabólicos comuns.


Dessa forma, temos as seguintes reaçãos na degradação de aminoácidos:

O grupo α-amino de muitos aminoácidos é transferido para α-cetoglutarato para formar glutamato, que é então desarmado oxidativamente para produzir íon amônio (NH + ).


As aminotransferases catalisam a transferência de um grupo α-amino de um α-aminoácido para um α-cetoácido. Estas enzimas, também chamados de transaminases, geralmente funil grupos α-amino de uma variedade de aminoácidos para ácido a-ceto-glutarato para a conversão em NH + .


O aspartato aminotransferase, uma das mais importantes destas enzimas, catalisa a transferência do grupo amino do aspartato para o α-cetoglutarato.


A alanina aminotransferase catalisa a transferência do grupo amino da alanina para o α-cetoglutarato.


Essas reações de transaminação são reversíveis e podem ser usadas para sintetizar aminoácidos a partir de α-cetoácidos.


O átomo de nitrogênio que é transferido para α-cetoglutarato na reação de transaminação é convertido em íon amônio livre por desaminação oxidativa. Esta reação é catalisada pela desidrogenase do glutamato. Esta enzima é incomum por ser capaz de utilizar NAD+ ou NADP+- , pelo menos em algumas espécies. A reação prossegue por desidrogenação da ligação C- N, seguida por hidrólise da base de Schiff resultante.


O equilíbrio desta reação favorece o glutamato; a reação é impulsionada pelo consumo de amônia. A glutamato desidrogenase está localizada na mitocôndria, assim como algumas das outras enzimas necessárias para a produção de uréia. Esta compartimentalização sequestra a amônia livre, que é tóxica.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Obrigada por me responder Carolina.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais