Buscar

Cite o processo evolutivo do Direito de forma resumida. Por favor me ajudem, não consigo resumir isso.

💡 4 Respostas

User badge image

Lorraine Ricardo

A história do direito é componente obrigatório nos cursos de Direito no Brasil e possui uma autonomia disciplinar.

A rigor, não há que se falar em história do direito ,com um caráter universalizante em uma progressão temporal linear. Adotando-se uma perspectiva sócio-antropológica e mesmo historiográfica, o que encontramos são tradições culturais particulares que informam práticas rituais de resolução de conflitos - sejam estas formais ou informais, codificadas ou não, escritas ou não.

Pode limitar-se a uma ordem nacional, abrangendo o direito de um conjunto de povos identificados pela mesma linguagem ou tradições culturais. Pode-se falar em história do direito romano e suas instituições, do direito portugues e do brasileiro, da Common-law, ou se estender ao plano mundial.

Sabe-se, por exemplo, que segundo a tradição europeia continental, a história do Direito Romano e de suas instituições tem grande importância — menor na tradição anglo-americana e quase nenhuma para os povos de tradição islâmica.

É necessário que a história do direito, paralelamente à análise da legislação antiga, proceda à investigação nos documentos históricos da mesma época. A pesquisa histórica pode recorrer às fontes jurídicas - que tomam por base as leis, o Direito consuetudinário, sentenças judiciais e obras doutrinárias - às fontes não-jurídicas, como livros, cartas e outros documentos.

A história do direito é de suma importância para o estudo da ciência jurídica, pois, visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos e consequentemente das diversas culturas, do ponto de vista jurídico, sendo assim o direito a ciência do conviver.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Direito


A história do direito é componente obrigatório nos cursos de Direito no Brasil e possui uma autonomia disciplinar. A rigor, não há que se falar em história do direito ,com um caráter universalizante em uma progressão temporal linear. Adotando-se uma perspectiva sócio-antropológica e mesmo historiográfica, o que encontramos são tradições culturais particulares que informam práticas rituais de resolução de conflitos - sejam estas formais ou informais, codificadas ou não, escritas ou não. Pode limitar-se a uma ordem nacional, abrangendo o direito de um conjunto de povos identificados pela mesma linguagem ou tradições culturais. Pode-se falar em história do direito romano e suas instituições, do direito portugues e do brasileiro, da Common-law, ou se estender ao plano mundial.

Portando, a tradição europeia continental, a história do Direito Romano e de suas instituições tem grande importância — menor na tradição anglo-americana e quase nenhuma para os povos de tradição islâmica. É necessário que a história do direito, paralelamente à análise da legislação antiga, proceda à investigação nos documentos históricos da mesma época. A pesquisa histórica pode recorrer às fontes jurídicas - que tomam por base as leis, o Direito consuetudinário, sentenças judiciais e obras doutrinárias - às fontes não-jurídicas, como livros, cartas e outros documentos. A história do direito é de suma importância para o estudo da ciência jurídica, pois, visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos e consequentemente das diversas culturas, do ponto de vista jurídico, sendo assim o direito a ciência do conviver.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Direito

A pesquisa da evolução do Direito a partir de o começo dos primeiros grupamentos sociais, requer uma avaliação, apesar de que sucinta, das diversas fases históricas do Estado no qual o Direito constantemente se tirou presente. O cidadão a partir de seu começo, com independência de sua vontade e mesmo em oposição a sua desejo, é controlado por código que já se encontravam estabelecidas em seu meio comunitário. É pelas código que os grupamentos humanos coagem seus patas a terem um certo comportamento. Apresentadas como padrão de comportamento, destinam-se a exercer o controle sobre todos, a começar por determinada ordem prevalecente..

Portando as mudanças e a evolução do Direito derivam, como lembra Lopes, das grandes transformações no papel do Estado na clube, da irrupção das massas marginalizadas em toda a parte, das modificações na clássico divisão de trabalhos entre os sexos, além do erudito da urbanística que passa estorvar nas relações de família e de entorno. A urgência de se compreender a evolução e as tendências atuais das relações entre Estado e clube é parte do processamento de evolução e retoque do Direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais