Buscar

Numere e determine as cargas (kN/m²)

Numere e determine as cargas (kN/m²) de todos os cômodos do apartamento tipo representado na figura abaixo. Sabe-se que a regularização do piso foi feito de concreto simples com espessura de 65 mm; o reboco do teto foi feito com argamassa de gesso com espessura de 50 mm; a espessura da laje consta no projeto do apartamento tipo representado na figura; o tipo de piso consta no projeto e a sua espessura é de 30 mm. Verifique o tipo de laje segundo Marcus .

💡 6 Respostas

User badge image

Luiz -

Olá. Sou o Luiz, estou graduando em eng civil e resolvo exercicios de diversas matérias da área de exatas. Muitos da Uniube já utilizaram dos meus serviços e continuo procurando por alunos. Se interessar, entre em contato pelo whatsapp: 31 98464-2756. Abç

0
Dislike0
User badge image

mblblack soul dreams

Luiz Kfuri seu whats mudou?
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O projeto de vigas e lajes em concreto armado deve atender às especificações da norma vigente, no caso, NBR 6118 e NBR6120.


No dimensionamento de uma viga, por exemplo, deve-se considerar todas as ações a que ela pode ser submetida (ações permanentes e variáveis tabeladas na norma) além de diversos fatores como: ambiente de exposição, finalidade da construção, materiais utilizados, etc. a partir das cargas levantadas e algumas hipóteses adotadas, inicia-se o dimensionamento da armadura da viga (armadura longitudinal, transversal, de pele) até seu dimensionamento final.

Para a laje o processo é parecido, mudando apenas os cálculos teóricos e as considerações a serem feitas (o comportamento desse elemento é diferente do comportamento das vigas).

Para levantar as cargas nas lajes, precisamos das informações: espessura da camada e peso específico do seu material. Por exemplo, a camada de regularização de citada, provoca uma carga permanente na estrutura de:

Repare que usamos o peso específico da argamassa de . Vamos calcular a carga provocada pelos outros materiais permanentes:

Ainda, segundo a norma supracitada, deve-se considerar, de acordo com o tipo de cada cômodo, a carga acidental, que vale para áreas em geral e para área de serviço.


Portanto, o carregamento de cada cômodo está especificado abaixo:

.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais