Buscar

o QUE SÃO VIAS DIVERGENTES E VIAS CONVERGENTES E QUAIS SEUS EFEITOS?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Em geral, temos que as vias catabólicas são convergentes enquanto as vias anabólicas são divergentes. Algumas vias são cíclicas, ou seja, um precursor da via é regenerado por meio de uma série de reações em que um segundo precursor é convertido em produto.


As reações catabólicas e anabólicas de um grupo de biomoléculas são reguladas inversamente, para se evitar um processo dispendioso de energia. Assim quando uma via está ocorrendo, a outra é suprimida. Tal regulação não seria possível caso as vias fossem catalisadas exatamente pelo mesmo conjunto de enzimas operando nos dois sentidos, uma vez que a inibição de enzimas envolvidas no catabolismo implicaria também na inibição de sequências de reações anabólicas.


As vias catabólicas e anabólicas que conectam os mesmos produtos muitas enzimas, mas pelo menos uma das etapas deve ser catalisada por enzimas específicas, que constituem pontos independentes de regulação. Além disso para que as vias anabólicas e catabólicas sejam essencialmente irreversíveis,pelo menos uma das reações específicas a cada sentido deve ser termodinamicamente muito favorável,ou em outras palavras, a sua reação reversa deve ser muito desfavorável.

Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfcA0AC/principios-bioenergetica-metabolismo

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais