Buscar

Me ajudem a responder?

HÁ VÁRIOS CAMINHOS PARA REFLETIRMOS SOBRE NATUREZA E CULTURA CONSIDERANDO ESTE IDEIA, VEJA A REFLEXÃO ABAIXO: - A passagem da natureza para a cultura se dá com o estabelecimento da primeira regra, da primeira convenção. Uma vez que a natureza corresponde ao reino do instinto, do universal , do indiscriminado , do comportamento não regrado , é somente quando o homem institui da primeira convenção que estamos diante do fato cultural. Podemos dizer que esta visão é do antropólogo:
Quest.: 1
 
  Augusto Comte.
  Orlando Villas Boas.
  Leslie White.
  Clifford Geerz
  Claude Levi - Strauss.

 

 
 
2.
A pós modernidade trouxe uma série de reconfigurações no modo de viver. Dentre eles podemos destacar:
Quest.: 2
 
  O apagamento simbólico das fronteiras , a crise da subjetividade, o nacionalismo, o fortalecimento dos laços coletivos
  A coerência identidária, o discurso protecionista, o esfacelamento dos laços coletivos, o processo de substituição do homem pela máquina
  o modo como a pós modernidade conserva traços esenciais ao homem como certezas relacionadas a sua identidade subjetiva
  A crise da subjetividade, o apagamento simbólico das fronteiras, o esfacelamento dos laços de coletividade, a liquefação do capital
  A percepção do sujeito como integridade, o reforço das fronteiras, a liquefação do capital, o fortalecimento dos laços coletivos

 

 
 
3.
O mundo que hoje surge constitui ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade ao mundo da educação. É um desafio, porque o universo de conhecimentos está sendo revolucionado tão profundamente, que ninguém vai sequer perguntar à educação se ela quer se atualizar. (...) Mas surge também a oportunidade, na medida em que o conhecimento, matéria-prima da educação, está se tornando o recurso estratégico do desenvolvimento moderno (DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 12).De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
Quest.: 3
 
  As transformações econômicas, políticas, sociais e culturais impactam e desafiam as escolas, pois a formação escolar lida com a produção de sujeitos e subjetividades.
  A escola é uma instituição que está acima dos interesses econômicos, políticos, sociais e culturais, pois a tarefa da escola é a produção social do conhecimento.
  Não existe relação entre as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais e a educação escolar, pois a escola possui total autonomia em relação à sociedade.
  A educação escolar está sendo relegada a um plano secundário no capitalismo contemporâneo, pois sofre a concorrência de novas formas de aprendizagem social.
  A educação escolar está sendo questionada, pois ao longo do tempo se mostrou incapaz de incorporar as demandas das diferentes classes sociais.

 

 
 
4.

De acordo com o pensamento de Chauí (2004), "... não existe cultura, no singular, mas culturas, no plural, pois os sistemas de proibição e permissão, as instituições sociais, religiosas, políticas, os valores, as crenças, os comportamentos variam de formação social para formação social e podem variar numa mesma sociedade no decorrer do tempo". Observe as afirmativas abaixo:

I - Não existe ser humano sem cultura;

II - Não existe cultura inferior ou superior;

III - Nossa cultura é eurocêntrica;

IV - Não existe relação entre cultura e educação.

V - O determinismo biológico atribui as capacidades ou incapacidades, às questões dadas geneticamente ao ser humano.

Estão corretas as questões:

Quest.: 4
 
  I , II e V
  II, III e IV
  I, II, III e IV
  I, II , III e V
  I e III

 

 
 
5.
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era semelhante ao de seus irmãos lobos. Caminhavam de quatro patas e eram incapazes de manter-se de pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre, comiam e bebiam como os animais. Na instituição onde foram recolhidas, passavam os dias acabrunhadas e, durante as noites, eram ativas e ruidosas, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choraram ou riram. Kamala viveu durante oito anos, nesta instituição, humanizando-se lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário composto de 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. B. Reymond. Le developpement social de l¿enfante de l¿adolescent. Bruxelas: Dessart, 1965. In: M. L. A. Aranha e M. H. P. F. Martins. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2000. (com adaptações). As afirmações abaixo são verdadeiras, exceto:
Quest.: 5
 
  Por ser portador de cultura, o homem age apenas baseado em atitudes planejadas, consciente de suas finalidades.
  As culturas humanas promovem a atualização e a repetição amparadas na tradição e no aprendizado.
  A sociedade é responsável pela humanização, pois sem ela não se observa traços humanos de cunho simbólico.
  Uma das características da linguagem humana, como elemento sociocultural, é o seu caráter simbólico.
  A ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis nos indivíduos da mesma espécie.

💡 2 Respostas

User badge image

Antonio Junior

eu queria saber tbm essa segunda questão :(

1
Dislike0
User badge image

M A R A C U J Á

E9wq qual a s9922n
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais