A maior rede de estudos do Brasil

Qual o conceito científico de Biologia?

Essa pergunta tem o objetivo de descobrir o conceito cientifico de Biologia.

Biologia

UEMA


16 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

Leilane Lopes Verified user icon

Há mais de um mês

A biologia é o estudo dos seres vivos, e de seres como os vírus, que interragem com os seres vivos. Nesse aspecto o conceito cienfífico da biologia é o estudos dos seres vivos e suas interações com o ambiente que os rodeia. Estudando as funções fisiologicas, genéticas, moléculares e comportamentais dos seres vivos. 

A biologia é o estudo dos seres vivos, e de seres como os vírus, que interragem com os seres vivos. Nesse aspecto o conceito cienfífico da biologia é o estudos dos seres vivos e suas interações com o ambiente que os rodeia. Estudando as funções fisiologicas, genéticas, moléculares e comportamentais dos seres vivos. 

User badge image

Leonardo Camilo

Há mais de um mês

HISTÓRIA DA BIOLOGIA

 

O Conceito de Biologia como uma ciência composta por um corpo coerente de conhecimentos surgiu apenas no século XIX. Porém, podemos dizer que desde o Egito Antigo já havia estudos de Biologia, pois os egípcios estudavam o corpo humano para poder realizar a mumificação. Na Grécia Antiga também houve estudos dos seres vivos. Aristóteles, por exemplo, estudava seres vivos nos século IV a.C.

 

Até o século XVII, os pesquisadores estudavam apenas os seres vivos visíveis a olho nu. As áreas mais estudadas eram Zoologia (estudo dos animais) e Botânica (estudo das plantas).

 

Em meados do século XVII começam alguns estudos com células. Este avanço foi possível com o aperfeiçoamento do microscópio, feito pelo cientista inglês Robert Hooke.

 

No século XVIII a Biologia apresenta um grande avanço. O francês Conde de Buffon e o cientista sueco Carl Lineu desenvolvem as bases teóricas da Biologia.

 

O primeiro sistema de classificação de plantas por gêneros e espécies é elaborado por Lineu no século XVIII.

 

Ainda no século XVIII, o naturalista Buffon cria as bases teóricas da Geologia e Paleontologia, ambas ciências de extrema importância para a Biologia.

 

No século XIX, ocorre um grande avanço na Biologia, que passa a ser uma ciência organizada e sistematizada. Vários pesquisadores fazem viagens para várias regiões do mundo para expandir os conhecimentos e conhecer e catalogar novas espécies de animais e plantas. Nesta época também ocorrem muitos avanços importantes no estudo de fósseis e na área de Geologia.

 

O século XIX também é marcado pelas teorias de Lamarck, que propõe que as características físicas adquiridas por uma espécie, em decorrência do meio ambiente, podem ser transmitidas para seus descendentes.

 

Na segunda metade do século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin propõe a Teoria da Evolução das Espécies.

 

O século XX é marcado pelo desenvolvimento da Genética. Os geneticistas norte-americanos James Watson e Francis Crick descobrem a estrutura da molécula de DNA. Tem início o período de pesquisas voltadas para o sequenciamento do Genoma de várias espécies, entre elas a humana.

 

A Biologia Molecular se desenvolve e surgem novas áreas da Biologia como, por exemplo, Bioquímica e Biofísica.

 

Grandes avanços na aplicação de conhecimentos de bioquímica na produção de medicamentos e de Biofísica na Medicina.

 

Surgem novos Biologia da Biologia na segunda metade do século XX: Etologia (estudo do comportamento dos animais), Ecologia (relações dos seres vivos com o meio ambiente), Paleontologia (estudo das espécies extintas) e Antropologia Física (estudo da evolução da espécie humana).

User badge image

direwolf

Há mais de um mês

É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujosignificado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente. Reino Animalia (Metazoa): organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.

User badge image

Luccas Beck Reis

Há mais de um mês

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.

A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere àcélula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia.1 A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos na população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva. Uma nova área, meramente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia ou ainda exobiologia ) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas