Buscar

porque o modelo de rutherford não é ultilizado até hoje?

💡 1 Resposta

User badge image

Denerson Silva

porque o modelo dele não leva em consideração o uso dos orbitais moleculares e descreve uma órbita circular dos elétrons quando na verdade estes se movimentam segundo nuvens eletrônicas de formas variadas.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com a lei da eletrodinâmica, as partículas carregadas aceleradas devem emitir radiação. Portanto, o elétron rotativo deve perder energia continuamente e o elétron deve se desviar para o núcleo e, finalmente, cair no núcleo colapsando o átomo. Mas o átomo nunca colapsa dessa maneira.

Além disso, o átomo de hidrogênio fornece espectro de linha quando submetido a descarga elétrica a baixa pressão. O modelo de átomo de Rutherford não pôde explicar a origem dos espectros de linha dos átomos. Nesses dois fundamentos, o modelo de átomo de Rutherford foi descartado. No entanto, uma das maiores contribuições do modelo de átomo de Rutherford foi a descoberta do núcleo atômico, que é até hoje aceito sem quaisquer modificações.

Segundo o modelo de Rutherford, os elétrons giram em torno do núcleo é semelhante aos planetas que giram em torno do sol. De acordo com a física clássica, quando uma partícula carregada gira em um caminho, ela emite radiações e perde energia. Se isso acontecer, o caminho do elétron se tornará progressivamente menor e menor, em última instância, ele cairá no núcleo. Como isso não acontece, portanto, o modelo de Rutherford não conseguiu explicar a estabilidade do átomo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais