Buscar

CASO CONCRETO - SEMANA 6 .... Antônio, Bernardo e Carlos

Antônio, Bernardo e Carlos vendem a Diego o quadro "X" de Rafael, que deverá ser entregue dentro de 6 meses. Foi estipulado que, em caso de inadimplemento da obrigação, deveria ser paga multa de R$ 90.000,00. Por ocasião do adimplemento da obrigação, Bernardo verificou que o quadro fora destruído juntamente com alguns objetos antigos, por descuido de Antônio. Diego ingressou em juízo, para pleitear seus direitos, em face de Antônio, Bernardo e Carlos para receber a multa de R$ 90.000,00. Os amigos devedores rebelaram-se contra isso e procuraram um excelente advogado, que fizera seu curso de Direito na Universidade Estácio de Sá. Pergunta-se: Qual a defesa apresentada por este advogado?

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Alves

No começo a obrigação era indivisível, porém não obstante o momento em que houve o inadimplemento da obrigação esta se tornou divisível, portanto isso significa que embora haja solidariedade passiva a multa será apenas para Antônio, pois foi ele quem deu a causa do perecimento do objeto.
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se tratava inicialmente de obrigação indivisível pela natureza da prestação e por motivo de ordem econômica (o quadro). Entretanto, em razão da perda do objeto por culpa do devedor, a obrigação se converteu em perdas e danos, perdendo o caráter de obrigação indivisível.

Entretanto, por apenas um possuir culpa, os demais ficam exonerados, somente respondendo Antônio pelas perdas e danos, se assim se comprovar:

"Art. 258, do CC. A obrigação é indivisível quando a prestação tem por objeto uma coisa ou um fato não suscetíveis de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou dada a razão determinante do negócio jurídico.

[...]

Art. 263. Perde a qualidade de indivisível a obrigação que se resolver em perdas e danos.

§ 1o Se, para efeito do disposto neste artigo, houver culpa de todos os devedores, responderão todos por partes iguais.

§ 2o Se for de um só a culpa, ficarão exonerados os outros, respondendo só esse pelas perdas e danos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais