Buscar

Por que a cauda doepididimo, o canal deferente e as tubas uterinas apresentam uma camada muscular espessa?

Respostas

User badge image

TAILA REGINA

kiohuhbjnkm,,,l,lçjkiouhuhgkjloipokl

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Os canais deferentes correm no interior dos cordões espermáticos, e, como os epidídimos, são revestidos por epitélio pseudoestratificado colunar com estereocílios. Subjacente ao epitélio, há uma delgada lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, com fibras elásticas. A espessa camada de músculo liso, com subcamadas interna e externa longitudinal e média circular, promove o transporte dos espermatozoides durante a ejaculação.


No caso das tubas uterinas, a atividade dos cílios e da musculatura lisa favorece o transporte do oócito e do embrião. Isso é deduzido, inclusive, pelo fato de mulheres com síndrome dos cílios imóveis são frequentemente férteis, o que indica que o transporte do embrião pela tuba uterina deve ser promovido principalmente pelas contrações da musculatura lisa.


Portanto, nos três casos, a espessa camada muscular se justifica por ter função ligada à fecundação. No caso do epidídimo e do canal deferente, em relação ao transporte dos espermatozoides, e, no caso das tubas uterinas, em relação ao transporte do oócito e do embrião.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os canais deferentes correm no interior dos cordões espermáticos, e, como os epidídimos, são revestidos por epitélio pseudoestratificado colunar com estereocílios. Subjacente ao epitélio, há uma delgada lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo, com fibras elásticas. A espessa camada de músculo liso, com subcamadas interna e externa longitudinal e média circular, promove o transporte dos espermatozoides durante a ejaculação.


No caso das tubas uterinas, a atividade dos cílios e da musculatura lisa favorece o transporte do oócito e do embrião. Isso é deduzido, inclusive, pelo fato de mulheres com síndrome dos cílios imóveis são frequentemente férteis, o que indica que o transporte do embrião pela tuba uterina deve ser promovido principalmente pelas contrações da musculatura lisa.


Portanto, nos três casos, a espessa camada muscular se justifica por ter função ligada à fecundação. No caso do epidídimo e do canal deferente, em relação ao transporte dos espermatozoides, e, no caso das tubas uterinas, em relação ao transporte do oócito e do embrião.

Fonte: http://www.ufrgs.br/atlasbiocel/pdfs/12Repr.pdf. Acesso e 29 de Setembro de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando