Buscar

O que faz parte da antropologia uma ciência ?

Fundamentos das Cinências Sociais 

💡 5 Respostas

User badge image

Nicholas Nascimento

Antropologia é o estudo dos povos, das culturas antigas de como a sociedade veio se transformando para chegar aqui, e o que ela trouxe junto consigo mesma. 

2
Dislike0
User badge image

Luiz Junior

A relação dos homens sobre os ohmens é antiga e se deu em todos os lugares, mas o projeto de fundar uma ciência do homem é recente no final do século XVIII.

O que torna a Antropologia de fato uma ciência é o saber científico que toma o homem como objeto de estudos e não mais a natureza. A Antropologia segue quatro linhas de pensamento mitológico, aretístico, teológico e filosófico.

No entanto apenas no século XIX a Antropologia ganha legitimidade, seu objeto de estudo é empírico autônomo, com isso o homem passa a ser estudando a partir de: as sociedades primitivas, dimensões restritas, tecnologia desenvolvida, pouco contato com os vizinhos e menor especialização das atividades.

Ao perceber que seu objeto de estudo estava desaparecendo, os antropólogos repensaram a ciência. Assim o novo objeto de estudo da Ciência - a) O estudo do homem inteiro; b) Em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todas as épocas. Ganhando 5 novas áreas 1 biológica; 2 pré-histórica; 3 linguística; 4 psicológica; 5 social/cultural.

Com tudo isso verifica-se que a Antropologia é uma ciência por conter objeto de estudo e áreas de conhecimento específicas.

1
Dislike0
User badge image

Roberta Nogueira

antropologia e a ciência que vai estudar a cultura humana ..
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais