Buscar

é verdadeira ou falsa essa afirmação? por que??

2. Antônio vê sua esposa conversando com seu vizinho José. Ameaça-o de morte. Após a ameaça, Antônio dá um soco em José que cai e bate a cabeça na guia e morre. O crime é considerado homicídio por dolo.

💡 5 Respostas

User badge image

Felipe Fernando Furmann

Falsa, uma vez que não se demonstra a intenção de matar pois Antônio deu apenas um soco e não foi o soco que matou José. Seria caso de homicídio culposo. (CP 121 § 3º)

1
Dislike0
User badge image

Willian Queiroz

mas neste caso a ameaça não configura crime de dolo? ou de repente um homicídio preterdoloso??
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Essa questão depende muito do animus do agente, se o agente estava com animus necandi (dolo de matar) ele responderá por homicídio doloso consumado. Se o agente estava com o animus de apenas fazer lesões corporais, o crime será o de lesão corporal resultando em morte (crime preterdoloso). Já a ameaça não se configura nesse caso, visto que, o crime de ameaça representa um mal futuro, nesse caso, teoricamente daria tempo para José procurar a autoridade policial e relatar o fato. Em suma: depende do animus do agente que deverá ser comprovado.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais