Buscar

resumo e crítica sobre o texto filosofia e administrção

💡 1 Resposta

User badge image

Taina Pinto de Oliveira

Apresentação

O presente texto tem por finalidade apresentar possíveis relações entre a Filosofia e a Administração. Antes de qualquer coisa, proporemos as definições de ambos os termos, ou seja, um entendimento preciso do que compreendemos por Administração e também por Filosofia. Para tanto, não nos deteremos em autores específicos, mas partiremos da compreensão geral que desenvolvemos de ambos os termos, considerando que cada um deles guarde a essência daquilo que pretendemos definir.

Tomemos inicialmente a filosofia como “uma postura assumida pelo indivíduo diante da realidade que o cerca, postura essa caracterizada pela sua capacidade reflexiva, da qual decorre sua capacidade de análise crítica, rigorosa e radical dessa mesma realidade”.

Utilizada pela primeira vez por Pitágoras de Samos (570 a 490 AC), a palavra designava “o amigo da sabedoria”, ou seja, o filósofo é o Amigo do Saber.Os gregos antigos diferenciavam dois tipos de conhecimentoPor estar fundamentado na opinião e nos sentidos, a Doxa não era considerada como conhecimento válido, embora fosse o conhecimento mais comum presente no Ser Humano.A Filosofia, em sua origem, por volta do século VI e V a.C., tinha como característica principal a busca pela Sabedoria através do uso metódico da razão. Nesse sentido, ela buscava diferenciar-se do Mito, a forma de conhecimento predominante no fornecimento de explicações para s fenômenos da Natureza, para as causas e os fins de tudo o que existia.

Da origem do mundo e do homem até a finalidade da vida humana, tudo era “explicado” pelos mitos.

Os Mitos eram narrativas (historias) contadas pela tradição oral, cuja finalidade era explicar, dar sentido á realidade.

A presença das divindades (deuses) e a magia eram as principais características da narrativa mitológica.

 

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais