Buscar

Queria saber a diferença entre revelia e preclusão, se as duas são penalizações?

💡 3 Respostas

User badge image

Paulo Augusto

A revelia consiste na não apresentação tempestiva da contestação. Há revelia quando o réu, citado, não aparece em juízo, apresentando a sua resposta, ou, comparecendo ao processo, também não apresenta a sua resposta tempestivamente. Nota-se que não se confunde a revelia com a presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor, que é um dos seus efeitos.

Preclusão é a perda do direito de manifestar-se no processo, isto é, a perda da capacidade de praticar os atos processuais por não tê-los feito na oportunidade devida ou na forma prevista. É a perda de uma faculdade processual, isto é, no tocante à prática de determinado ato processual.

Pelo exposto pode-se interpretar ambos como uma penalização relativa à inatividade da parte em reclamer seu direito ou contrapor os fatos que lhe são contrários.

5
Dislike0
User badge image

Rafael Lima

A revelia é a situação em que a parte não oferece defesa no prazo legal e, no processo civil, faz com que se presumam verdadeiros os fatos alegados na petição inicial. A preclusão é a perda da faculdade de praticar um ato processual. Pode ser de várias espécies: i) preclusão temporal (decurso de prazo); ii) preclusão consumativa (o ato já foi praticado); iii) preclusão lógica (foi praticado ato contrário, por exemplo, ao desejo de recorrer).

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A revelia é uma espécie do gênero preclusão, sendo esta a um efeito jurídico que estabelece definitivamente os atos processuais, podendo ser  temporal, lógica e consumativa.

Dize-se, pois, que a revelia é uma preclusão consumativa, pois serão presumidas verídicas as alegações de fato formuladas na petição inicial, consoante disposto no art. 344, CPC:

Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais