Buscar

DIREITO PENAL II - CASO CONCRETO - SEMANA 15

Reza o CP, art. 114, I que quando a pena de Multa foi a única cominada ou aplicada, o prazo prescricional é de dois anos. No entanto, conforme disposto no inciso II do indigitado artigo, caso a pena de Multa for alternativa ou cumulativa cominada ou cumulativamente aplicada com pena privativa de liberdade, a prescrição da multa ocorrerá no mesmo prazo estabelecido por aquela pena mais grave. ADALBERTO foi condenado a uma pena de um ano pelo crime de furto, que foi substituída por uma restritiva de direitos, pena esta que foi cumulada com uma pena de multa. Passados dois anos da publicação da sentença condenatória recorrível, o Tribunal ainda não decidiu sobre o único recurso que foi interposto pela defesa, que após este lapso temporal sustenta a ocorrência da prescrição, uma vez que a pena de Multa não foi cumulada com uma pena privativa de liberdade, mas com uma pena restritiva de direitos, razão pela qual, o referido prazo prescricional opera-se em dois anos e não em quatro. Pergunta-se: assiste razão à tese defensiva?

💡 4 Respostas

User badge image

larissa barros

Não assiste razão à tese defensiva, posto que segundo o parágrafo único do art. 109 CP devem ser aplicadas às penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade, a pena é de um ano e baseado no inciso V do mesmo artigo, o prazo prescricional é de 4 (quatro) anos, se o máximo da pena é igual a 1 (um) ano ou, sendo superior, não excede a 2 (dois) anos. Podemos perceber que trata-se de prescrição de pretensão executória, visto que ocorre depois de transitar em julgado sentença final condenatória.

3
Dislike2
User badge image

Rodrigo Carvalho

considera-se pena privativa de liberdade substituida para o calculo do art. 109, um ano prescreve em 4, então 4 anos. Logo não assite razão a defesa

2
Dislike1
User badge image

Manoel Paulo Martins Pereira

Não assiste razão à tese defensiva, posto que segundo o parágrafo único do art. 109 CP devem  ser aplicadas  às  penas  restritivas  de direito os mesmos prazos previstos para as privativas  de liberdade, a pena é  de um  ano e baseado no inciso V do mesm o artigo, o prazo prescricional é de 4 (quatro) anos , se o máximo da pena é igual  a 1 (um) ano ou, sendo superior, não excede a  2 (dois ) anos. Podem os perceber que trata-se de prescrição de pretensão executória , visto que  ocorre depois  de transitar em julgado sentença final condenatória.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais