Buscar

administrativo

Alguem sabe os atos do Poder executivo atipico e tipico? e do Legistaivo e Judiciario atipicos e tipicos , com citacoes de celso bandeira de mello , tenho os livros ms nao encontro nada relacionao a esse tema , quem puder me ajudar agradeço

💡 2 Respostas

User badge image

Claudio Cenamo

https://drive.google.com/drive/folders/0B74y2ZgTU6McWGVHY0l3dXVKZWM

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

 

  • Atos típicos do Poder Executivo – exercício da função administrativa

Exemplo: organizar licitação para contratar empresa que irá executar a construção de uma escola pública.

 

  • Atos atípicos do Poder Executivo - exercício das funções legislativa e jurisdicional

Legislativa – Exemplo: Diretor da Polícia Federal expede uma Portaria regulando o uso das armas de fogo fornecidas pelo órgão aos Policiais.  

Jurisdicional – Exemplo: DETRAN julga impugnações e recursos dos motoristas que receberam multas de trânsitos.

 

  • Atos típicos do Poder Judiciário – exercício da função jurisdicional

Exemplo: Juiz julga procedente uma ação de reintegração de posse.

 

  • Atos atípicos do Poder Judiciário - exercício das funções legislativa e administrativa

Legislativa – Exemplo: Presidente do Tribunal de Justiça expede uma resolução disciplinando as vestimentas que podem ou não ser usadas nas dependências do Fórum.

Administrativa – Exemplo: Presidente do Tribunal de Justiça nomeia os aprovados no concurso público para técnico judiciário do Tribunal.

 

  • Atos típicos do Poder Legislativo

Exemplo: Câmara dos Deputados vota em plenário um projeto de lei ordinária.

 

  • Atos atípicos do Poder Legislativo - exercício das funções jurisdicional e administrativa

Administrativa – Exemplo: Presidente da Câmara de Deputados determina que os funcionários responsáveis pela limpeza do Plenário não realizem suas atividades nos horários de votação.

Jurisdicional – Exemplo: Senado Federal julga o Presidente da República em processo de impeachment.

 

“Com efeito, ninguém duvida que o Poder Legislativo, além dos atos tipicamente seus, quais os de fazer leis, pratica atos notoriamente administrativos, isto é, que não são nem gerais, nem abstratos e que não inovam inicialmente na ordem jurídica (por exemplo, quando realiza licitações ou quando promove seus servidores) e que o Poder Judiciário, de fora parte proceder a julgamentos, como é de sua específica atribuição, pratica estes mesmos atos administrativos a que se fez referência. Acresce que, para alguns, o processo e julgamento dos crimes de responsabilidade, atividade posta a cargo do Legislativo, é exercício de função jurisdicional, irrevisível por outro Poder, de sorte que o referido corpo orgânico, além de atos administrativos, e de par com os que lhe concernem normalmente, também praticaria atos jurisdicionais. Outrossim, conforme opinião de mui tos, o Judiciário exerceria atos de natureza legislativa, quais, os seus regimentos internos, pois neles se reproduziriam as mesmas características das leis: generalidade e abstração assim como o atributo de inovarem inicialmente na ordem jurídica, ou seja, de inaugurarem direitos e deveres fundados unicamente na Constituição, tal como ocorre com as leis. De seu turno, o Poder Executivo expede regulamentos, atos que materialmente são similares às leis e, na Europa, muitos destes regulamentos inovam inicialmente na ordem jurídica, tal como o fazem as leis, É certo, ainda, que o Executivo também decide controvérsias. E o que faz, e.g., nos processos que tramitem perante o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) destinados a apurar e reprimir os comportamentos empresariais incursos em “abuso de poder econômico” ou nos processos de questionamento tributário submetidos aos chamados “Conselhos de Contribuintes”. É verdade que tais decisões só são definitivas para ela própria Administração, imutabilidade esta que alguns denominam de “coisa julgada administrativa” (v. cap. VII, ns. 136 e ss.).” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo, 30ª ed, pgs. 33-34)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais