Buscar

(Juiz Substituto MG 2004/2005) João compra de Mário determinado bem, sendo o preço fixado para pagamento a prazo. Vencido o prazo, João pediu prorroga

(Juiz Substituto MG 2004/2005) João compra de Mário determinado bem, sendo o preço fixado para pagamento a prazo. Vencido o prazo, João pediu prorrogação, mas Mário dele exigiu nota promissória, com o mesmo valor, com nova data de pagamento, mas sem qualquer ressalva. Não sendo pago o título na data aprazada, Mário pediu a rescisão do contrato, com a devolução do bem, apresentando a nota promissória nos autos. Qual seria a decisão CORRETA do Juiz. Justifique a sua resposta.

RESPOSTA:

Deve decretar a rescisão do negócio, sob fundamento de que, não havendo ressalva e não tendo intenção do credor de fazer circular o título, houve simplesmente confirmação da obrigação e não novação.

💡 3 Respostas

User badge image

ANDRE A.

prazo certo

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Mário, em razão do inadimplemento relativo e da concessão de prazo por mera liberalidade, buscou apenas reforçar as garantias de que dispunha, justamente para se prevenir de eventual inadimplemento futuro.

Assim, não se operou a novação, que se dá nos casos do art. 360, do CC:

"Art. 360. Dá-se a novação:

I - quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior;

II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor;

III - quando, em virtude de obrigação nova, outro credor é substituído ao antigo, ficando o devedor quite com este."

Logo, não tendo ânimo de novar, a segunda obrigação (nota promissória) apenas confirmou a primeira (obrigação de pagar):

"Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira."

0
Dislike0
User badge image

renan santos

3.Trezentos alunos ajuizaram, em único processo, ação de indenização em face da Faculdade Tesla, alegando que tiveram problemas com cobrança excessiva na mensalidade, juntando uma série de documentos. No prazo da defesa, a ré pediu ao juiz que limitasse o número de autores no processo. Diante do caso, explique se é possível este pedido feito pela ré, indicando em quais hipóteses isso pode ocorrer, segundo o CPC.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais