Buscar

3) Explique o que é despassivação da armadura por carbonatação

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Eduardo Urbano

O composto químico que desencadeia o fenômeno da carbonatação do concreto é bem conhecido, facilmente encontrado nos centros urbanos. Um bom exemplo são os túneis e viadutos. Nestes ambientes, o concreto está exposto à alta concentração de gás carbônico (CO2). Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO3). O composto que reage rapidamente com (H2CO3) é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2).
O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH.

O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes números reduzem para valores próximos de 8,5. 

Após a despassivação, o processo de corrosão será iniciado se ao mesmo tempo houver umidade (eletrólito), diferença de potencial (exemplo: diferença de aeração ou tensões entre dois pontos da barra ou do concreto), agentes agressivos (exemplo: CO2 ou fuligem) e oxigênio ao redor da armadura.

Os danos causados são vários, como fissuração do concreto, destacamento do cobrimento do aço, redução da seção da armadura e perda de aderência desta com o concreto.

4
Dislike0
User badge image

Pedro Eduardo

O ambiente alcalino do concreto cria uma camada de proteçao em volta da armadura de aço, essa camada tem o nome de passivaçao. A medida que o CO2 presente no ar (principalmente em ambientes agressivos), entra no concreto pelos poros capilares e atinge essa camada, o composto reage com a pelicula apassivadora e acaba inutilizando-a, a partir daí a armadura passa a ficar sujeita aos ataques dos compostos ácidos podendo ocorrer a carbonataçao. Preste bastante atençao, o processo de carbonataçao nao é a mesma coisa q a despassivaçao da armadura, sao fenomenos diferentes, apesar de um ser consequencia do outro.

4
Dislike0
User badge image

Joel De Feitas

carbonatação do concreto

Carbonatação na obtenção da resistência característica do concreto (fck) utilizando ensaios não destrutivos (Esclerometria). Isabele Lima Silva Renata Muller RESUMO O concreto é um de grande relevância para a engenharia civil nos dias de hoje, por a sua resistência e por sua vida útil pré-estabelecida,mas em alguns casos apresentam-se degradação antes do prazo determinado causados por diversos fatores intervenientes e nesta pesquisa apresentou-se umas das mais comuns manifestações patologias

0
Dislike0
User badge image

Letícia Virginia Dantas Pereira

No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais