Buscar

Enumere as propriedades coligativas?

Se possível, explicar e exemplificar cada uma delas

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Leonardo

1 - Tonoscopia ou Tonometria: é o estudo da diminuição da pressão máxima de um solvente pela adição de um soluto não volátil.

Se compararmos a evaporação da água com a de uma solução de água e açúcar, veremos que a água pura evapora mais rapidamente, assim sua pressão de vapor será maior.

Isso ocorre porque, no caso da água, a evaporação se dá quando uma molécula localizada na superfície adquire energia cinética suficiente para romper as forças de atração com as outras moléculas (força intermolecular, nesse caso, é a ligação de hidrogênio) e se desprende para fora da massa líquida.

Entretanto, ao se adicionar um soluto não volátil, como o açúcar, aumentam-se as interações entre as moléculas das espécies químicas presentes, dificultando a evaporação.

2 - Ebulioscopia ou Ebuliometria: é o estudo do aumento da temperatura de ebulição de um solvente pela adição de um soluto não volátil.

Esse efeito pode ser visto, por exemplo, quando estamos fazendo café e a água está para entrar em ebulição, mas, quando adicionamos o açúcar, ela para de ferver. Ou seja, o ponto de ebulição aumentou, então será necessário elevar mais ainda a temperatura, continuar esquentando, para que a solução aquosa de açúcar ferva.

Lembre-se do seguinte fato: quanto maior a massa molar de uma substância, maior será seu ponto de ebulição e menor seu ponto de solidificação.

A ebulição ocorre quando o vapor que se encontra dentro das bolhas formadas no fundo do recipiente adquire uma pressão igual ou maior que a pressão atmosférica. Assim, com a presença das partículas do soluto, a massa molar aumenta, sendo necessário que a solução seja aquecida até que sua pressão de vapor se iguale à atmosférica.

3 - Crioscopia ou Criometria: é o estudo da diminuição da temperatura de solidificação (ou de fusão, pois são processos inversos que possuem o mesmo valor) de um solvente pela adição de um soluto não volátil.

Em países muito frios, a neve presente nas estradas é descongelada com maior facilidade usando-se sal. Em países tropicais, usa-se esse mesmo princípio para congelar cervejas mais rapidamente, colocando-as no gelo com sal misturado. Nesses casos, o gelo derrete, porém a sua temperatura aumenta. Por que isso ocorre?

Conforme dito no item anterior, com a adição do soluto, a massa molar aumenta, assim será necessário que se esfrie mais, ou seja, que se diminua ainda mais a temperatura para que o líquido congele.

4 - Osmose: é o fluxo do solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada ou menos diluída, por meio de uma membrana semipermeável. Isso significa que há um aumento da pressão osmótica do solvente em direção à solução mais concentrada.

 

3
Dislike0
User badge image

Thais Fernanda

Tonoscopia: abaixamento da pressão máxima de vapor. 
Ebulioscopia: elevação da temperatura de ebulição. 
Crioscopia: abaixamento da temperatura de fusão. 
Osmoscopia: pressão osmótica.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Propriedade Coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto. São elas:

  • Tonoscopia: Diminuição da pressão de vapor do líquido.

Por exemplo, a água pura ferve a 100 ºC e a água com sal em temperatura maior que 100 ºC, pois as partículas do sal atrapalham a evaporação!

  • Ebulioscopia: Aumento da temperatura de ebulição da solução.

Se colocarmos uma panela de água para ferver, quando a água chega a temperatura de 100 ºC ela entra em ebulição. Porém se você adicionar açúcar a essa água, ela para de ferver imediatamente! Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.

  • Crioscopia: Diminuição da temperatura de solidificação de uma solução.

Em alguns países a temperatura ambiente cai abaixo de zero em determinadas épocas do ano. Nesses casos é possível evitar que a água do radiador dos automóveis congele. Se adicionarmos um aditivo a à agua do radiador, ela congelará a temperaturas mais baixas que 0 ºC, temperaturas negativas! Assim em um local muito frio, essa água não congelará!

  • Osmometria: Passagem espontânea de solvente de uma solução mais diluída para outra mais concentrada através de membranas semipermeáveis.

Por exemplo, já repararou quando temperamos uma salada de folhas cruas e não a consumimos imediatamente: as folhas “murcham”! E por que isso acontece? A água se difunde do meio menos concentrado (as células vegetais) para o mais concentrado (solução de vinagre e sal que constitui o tempero). A água passa por osmose, das folhas vegetais, para o tempero da salada, deixando as folhas murchas!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais