Buscar

O Sr. Senador da República "Gastão do Amaral" foi eleito pelo "Partido Conquista Democrática - PCD. Com a "janela" de transferencia por meio da EC n.

O Sr. Senador da República "Gastão do Amaral" foi eleito pelo "Partido Conquista Democrática - PCD. Com a "janela" de transferencia por meio da EC n. 91/2016, ele ficou autorizado a se desfiliar do Partido até o dia 19/03/2016 sem perder o mandato eletivo. Em face dessas considerações. é muito comum, na mídia de forma geral, aparecer o nome de um político eleito com a especificação "sem partido" - exemplo: Senador (sem partido-DF). Pergunta-se: desfiliado, portanto, do antigo partido, qual é o prazo que o Senador "Gastão do Amaral" terá para uma nova filiação partidária? Seria o mesmoprazo da desfiliação? Sim ou nao? Qual o seuentendimento? Explique e fundamente.

💡 3 Respostas

User badge image

Elias Souza

talvez o comendador fosse o marido dela.
0
Dislike1
User badge image

Ryan Gomes

Sei não 

0
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

EC 91/2016

"Art. 1º. É facultado ao detentor de mandato eletivo desligar-se do partido pelo qual foi eleito nos trinta dias seguintes à promulgação desta Emenda Constitucional, sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

Art. 2º. Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação."

Segundo Marcio André Lopes Cavalcante, a EC estabelece um prazo máximo para que o detentor de mandato eletivo se desfilie do partido, mas não exige que haja uma nova filiação dentro deste mesmo prazo.

Ex: Deputado Federal "X" foi eleito pelo Partido "A". Com a "janela" da EC 91/2016, ele fica autorizado a se desfiliar do Partido "A" até o dia 19/03/2016 sem que perca o mandato eletivo. Não há necessidade de, neste prazo de 30 dias, ele já escolha outro partido para se filiar. Poderá aguardar e se filiar somente depois de um tempo. O prazo de 30 dias previsto na emenda é apenas para que ocorra a desfiliação.

Não há prazo, portanto, para nova filiação partidaria.

Frise-se, no entanto, que caso o político queira concorrer a novo cargo, deverá filiar-se a um partido no prazo de até 6 meses antes das eleições.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais