Buscar

Quais são as diferenças na atuação do Sistema Endócrino e do Sistema Nervoso para a manutenção da homeostasia?

💡 3 Respostas

User badge image

juliana

 

Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. O sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. No sistema nervoso A homeostase ocorre em todo o organismo , exemplo  sistema circulatório:nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde, por fim, ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue.  Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido. 

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso humano é composto de duas partes: o sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinhal, e o sistema nervoso periférico, composto de nervos e redes nervosas em todo o corpo. O sistema endócrino também é essencial para a comunicação. Este sistema utiliza glândulas localizadas em todo o corpo, que secretam hormônios que regulam uma variedade de coisas, como metabolismo, digestão, pressão arterial e crescimento. Enquanto o sistema endócrino não está diretamente ligado ao sistema nervoso, os dois interagem de várias maneiras.


O sistema nervoso central (SNC) é constituído pelo cérebro e medula espinhal. A principal forma de comunicação no SNC é o neurônio. O cérebro e a medula espinhal são absolutamente vitais para a vida e o funcionamento; portanto, há várias barreiras protetoras que os cercam, começando pelo osso (crânio e espinha) e os tecidos da membrana, conhecidos como meninges. Além disso, ambas as estruturas são suspensas em um líquido protetor conhecido como líquido cefalorraquidiano.


O sistema endócrino não faz parte do sistema nervoso, mas ainda é essencial para a comunicação em todo o corpo. Este sistema é composto de glândulas que secretam mensageiros químicos conhecidos como hormônios. Os hormônios são transportados na corrente sanguínea para áreas específicas do corpo, incluindo órgãos e tecidos do corpo. 


A estrutura cerebral conhecida como hipotálamo conecta esses dois importantes sistemas de comunicação. O hipotálamo é uma pequena coleção de núcleos que é responsável por controlar uma quantidade surpreendente de comportamento. Localizado na base do prosencéfalo, o hipotálamo regula as necessidades básicas, como sono, fome, sede e sexo, além de respostas emocionais e de estresse. O hipotálamo também controla as glândulas pituitárias, que então controlam a liberação de hormônios de outras glândulas do sistema endócrino.

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Ramires


diferença

entre sistema nervoso e endócrino é que o primeiro é regulado por células neurais que se comunicam via sinapses, enquanto o segundo é mediado por substâncias químicas conhecidas como hormônios. Explicação: ... Ou seja, juntos o sistema

nervoso e o sistema

endócrino coordenam todas as funções do nosso corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais