Buscar

DETERMINISMO BIOLÓGICO E DETERMINISMO GEOGRÁFICO O QUE E´?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando falamos de determinismo geográfico nos referimos a tudo aquilo que diz respeito aos aspectos do meio natural que uma sociedade está inserida. Ou seja, a natureza é senhora do homem porque ele deve se adaptar ao que ela está oferecendo. Um exemplo comum ao determinismo geográfico, ou ambiental, é pensar em povos que vivem em regiões extremamente frias são mais rapidamente desenvolvidos já que tendo em vista os invernos muito rigorosos a que são submetidos acabam precisando desenvolver locais mais quentes e protegidos para morar e também fazer um grande estoque de alimentos para sobreviverem durante o inverno. Ou pensar que na Bahia as pessoas são mais lentas e preguiçosas porque faz mais calor.

O determinismo biológico, por outro lado, entende que raças, nacionalidade ou um grupo qualquer a que uma pessoa faz parte determina seus aspectos físicos e psicológicos. Possuímos muitos exemplos corriqueiros de determinismo biológico, por exemplo, quando é dito que todos os judeus gostam de dinheiro e são sovinas ou que todos os asiáticos são inteligentes.

1
Dislike0
User badge image

Samarah Nascimento

DETERMINISMO BIOLOGICO

O determinismo biológico, também conhecido como determinismo genético ou reducionismo genético, é a crença de que o comportamento humano é controlado pelos genes de um indivíduo ou algum componente de sua fisiologia, geralmente às custas do papel do ambiente, seja no desenvolvimento embrionário ou no aprendizado

DETERMINISMO GEOGRAFICO

Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais