Buscar

O que são normas constitucionais de eficácia limitada?

Qual o alcance juridico das normas de eficácia limitada? Quais os requisitos para que possam ter uma eficáia efetiva?

💡 5 Respostas

User badge image

Felipe

Normas constitucionais de eficácia limitada (relativa complementável):

São aquelas que não produzem a plenitude de seus efeitos, dependendo da integração da lei (lei integradora). Não contêm os elementos necessários para sua executoriedade, assim enquanto não forem complementadas pelo legislador a sua aplicabilidade é mediata, mas depois de complementadas tornam-se de eficácia plena. - Alguns autores dizem que a norma limitada é de aplicabilidade mediata e reduzida (aplicabilidade diferida).

 

Ex: “O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica” (art. 37, VII da CF). O direito de greve dos servidores públicos foi considerado pelo STF como norma limitada.

 

  • Não produzem, desde logo, todos os efeitos que dela se espera, mas produz alguns efeitos mínimos:

 

  • Efeito revogador da normatividade antecedente incompatível (norma que com que ela se mostre colidente).

 

  • Inibe a produção de normas em sentido contrário: Geraldo Ataliba denomina de efeito paralisante da função legislativa em sentido contrário.

 

  • Dois grupos de norma de eficácia limitada:

 

  • Normas de princípio programático (ou norma programática): Estabelecem programas constitucionais a serem seguidos pelo executor, que se impõem como diretriz permanente do Estado. Estas normas caracterizam a Constituição Dirigente. Ex: "O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais" (art. 215 da CF).

 

  • Normas de princípio institutivo (ou organizativo ou orgânico): Fazem previsão de um órgão ou entidade ou uma instituição, mas a sua real existência ocorre com a lei que vai dar corpo.

 

Obs. http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Constitucional/Eficacia_e_Aplicabilidade.htm

1
Dislike0
User badge image

Eloisa Faccio

São aquelas que não produzem efeitos sem outra norma que a complemente.

1
Dislike0
User badge image

ramon da silva pereira

São aquelas normas que, de imediato, no momento em que a Constituição é promulgada, não têm força para produzir todos os seus efeitos, não são completas por si só, necessitando da edição uma lei para que produza os seus efeitos.

 

Normas de eficácia limitada são, portanto, aquelas que dependem da emissão de uma lei futura, em que o legislador ordinário, integrando-lhes a eficácia lhe dê capacidade de execução, em termos de regulamentação daqueles interesses visados.

 

São, normas DEPENDENTES DE COMPLEMENTAÇÃO pelo legislador infraconstitucional para que se tornem exeqüíveis.

 

A norma constitucional de eficácia jurídica limitada é aquela que NÃO CONTÉM todos os elementos necessários à sua integral aplicabilidade, porque ela depende da interpositio legislatoris (interposição do legislador).

A efetividade da norma constitucional está na DEPENDÊNCIA DA EDIÇÃO DE LEI QUE A INTEGRE (lei integradora). Somente após a edição da lei, a norma constitucional produzirá todos os efeitos que se espera dela.

 

Apresentam aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre esses interesses, após uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade. Não são auto-executáveis, dependem sempre da edição de lei infraconstitucional para se tornar exeqüível.

 

Exemplos:

  • Art. 7º, inciso XI, CF.- Participação nos lucros e na gestão da empresa, CONFORME DEFINIDO EM LEI. (Regulamentado pela Lei 10.101/00). Enquanto não foi editada a Lei 10.101 a norma não produziu efeitos.

 

  • Art. 7º, inciso XX, CF - Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, NOS TERMOS DA LEI. (hoje, regulamentado pelos arts. 372 e segts da CLT)

 

  • At. 37, VII – O direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

 

As normas de eficácia jurídica limitada são, portanto, aquelas que não produzem nenhum efeito e não é aplicável antes de regulamentada por legislação infraconstitucional. São as que dependem de complementação do legislador infraconstitucional para que se tornem exeqüíveis.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais