Buscar

Descreva e explique o efeito do detergente sobre a sedimentação das partículas.

💡 2 Respostas

User badge image

Helen Oliveira

No tubo contendo solução de detergente, as partículas ficaram predominantemente no corpo dolíquido. Observou-se inclusive uma leve mudança na coloração do líquido devido às partículas emsuspensão. Já no tubo contendo apenas água, mesmo após agitação, grande parte das partículas decarvão continuou acumulada no topo do líquido, próximo à fronteira com o ar.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O detergente possuia propriedade tensoativa, que diminui a tensão superficial da água. A mistura do mesmo com óleo, por exemplo, se engloba pela parte apolar do sabão, impedindo a dispersão, devido a tensão superficial da água.

A solução água-detergente consegue emulsionar a gordura, ou seja, quebra as películas de gordura em uma infinidade de gotículas microscópicas, que ficam dispersas na solução. A espuma tem um efeito mecânico na limpeza que mantém as partículas de sujeira sólida em suspensão.

0
Dislike0
User badge image

Clara Carvalho

Atua como quebrante na tensão interfacial
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais