Buscar

Boa. noite! Alguém pode definir pra mim: Permutativo, modificativo e misto?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Carolina Leitão Monteiro de Barros

Inicialmente para falarmos sobre os fatos permutativos, modificativos e mistos, precisamos deixar claro o conceito de fatos contábeis. Fatos Contábeis são todos aqueles atos em que o gestor/administrador da instituição faz que modifica o patrimônio da empresa, sujeitando-se assim à escrituração contábil, o principal exemplo é quando o gestor contrata alguém; a partir da contratação deve-se sujeitar tal ato à escrituração visto que a instituição começará a ter certas obrigações com tal, como salários a pagar. Há 3 tipos de fatos contábeis: permutativo, modificativo e misto. O fato contábel permutativo modifica o patrimonio da entidade sem modificar o Patrimonio Líquido. O fato contábel modificativo modifica o patrimonio da entidade e gera modificação no Patrimonio Líquido, alterando a riqueza dos sócios. E, por fim, o fato contábel misto é quando "tudo muda"; há a conjunção de um fato permutativo e um modificativo. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.


São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).


Permutativo, Qualitativo ou Compensativo: representam trocas entre elementos do Ativos, Passivos ou ambos, sem provocar variações no Patrimônio Liquido.


Misto: quando envolvem um Fato permutativo e um modificativo, simultaneamente.


Modificativo ou Quantitativos: Provocam variações no patrimônio liquido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais