Buscar

A principal função de reseva compulsória sobre os depósitos bancários, como instrumento de política monetária, é:

💡 1 Resposta

User badge image

Jó Nelson

Manter nivel perfeito de liquidez na economia
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O dinheiro que os bancos criam não é o papel-moeda com o logotipo do Banco da Inglaterra, propriedade do governo. É o dinheiro do depósito eletrônico que pisca na tela quando você verifica seu saldo em um caixa eletrônico. Neste momento, esse dinheiro (depósitos bancários) representa mais de 97% de todo o dinheiro da economia. Apenas 3% do dinheiro ainda está na forma antiquada de dinheiro que você pode tocar.

Os bancos podem criar dinheiro através da contabilidade que usam quando fazem empréstimos. Os números que você vê quando verifica o saldo da sua conta são apenas entradas contábeis nos computadores dos bancos. Estes números são um "passivo" ou IOU do seu banco para você. Mas, ao usar seu cartão de débito ou internet banking, você pode gastar essas notas promissórias como se fossem as mesmas que as notas de R$ 10. Ao criar essas notas promissórias eletrônicas, os bancos podem efetivamente criar um substituto para o dinheiro.

Portanto, a função dessas reservas é fazer com que as autoridades monetárias possam controlar o montante de moeda bancária que podem ser criadas pelos bancos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais