Buscar

NACIONALIDADE

Um espanhol, residente e dono de uma panificadora em Barcelona-Espanha, casou-se com uma Brasileira que foi trabalhar no banco brasileiro Bradesco na Espanha. Ambos tiveram um filho em 1986, Fabrício, em Barcelona, que ao adquirir a maioridade veio para o Brasil juntamente com seus pais, onde residem há 18 anos. Fabrício lhe procurar para lhe pedir conselho jurídico na seara eleitoral. O pai quer ser Senador da República e o filho, Deputado Federal, pretende concorrer ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados na próxima eleição interna da Casa Legislativa. Qual a sua resposta acerca de dúvida deles? Quais as condições para que isso ocorra?

💡 2 Respostas

User badge image

Vinícius Scherch

1º COM RELAÇÃO AO PAI - enquanto espanhol e, portanto, estrangeiro, precisaria adquirir nacionalidade brasileira, nos termos do art. 14, §3º, I da CF/88. Sua nacionalidade pode ser requerida nos termos do art. 12, II, b) da CF/88. Após isso, bastaria seguir os demais requisitos do art. 14, §3º da CF/88.

2º COM RELAÇÃO AO FILHO Fabrício, considerando que já é Deputado Federal, basta somente que comprove cumprir o art. 12, §3º, II da CF/88, ou seja, ser brasileiro nato, sem prejuízo da observância aos demais requisitos do Regimento Interno da Casa Legislativa.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O pai poderá se candidatar a Senador caso tenha requerido sua naturalização, e não tenha sido condenado por crime. 

" Art. 12 da CRFB. São brasileiros:

I -  naturalizados:

            b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. "

A constituição dispõe que são privativos de brasileiros natos os seguintes cargos:

   " § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

        I -  de Presidente e Vice-Presidente da República;

        II -  de Presidente da Câmara dos Deputados;

        III -  de Presidente do Senado Federal;

        IV -  de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

        V -  da carreira diplomática;

        VI -  de oficial das Forças Armadas;

        VII -  de Ministro de Estado da Defesa. "

Desta forma, o cargo de Senador não é privativo de brasileiro nato.

Fabrício poderá concorrer a Presidência da Câmara dos Deputados caso seja brasileiro nato. 

Se Fabricio, ao nascer, fora registrado na repartição competente, ou, após se mudar para o Brasil, optou pela nacionalidade brasileira, é considerado brasileiro nato, não havendo óbice à sua candidatura. Caso não tenha optado, poderá optar, visto que isto pode ocorrer a qualquer tempo.

"Art. 12. São brasileiros:

        I -  natos:

            c)  os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;"

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais