Buscar

Existe alguma maneira de calcular a altura de telhado "copiá" (4 águas)?

Tenho um desenho de uma residência unifamiliar pra fazer e questionei minha professora da disciplina de arquitetura e urbanismo sobre a maneira de calcular a altura, e ela disse que não existiria nenhuma forma e que através do AutoCAD eu era pra usar inclinação desejada (no caso 38%), só que achei que ficou muito desproporcional, e ai, faço o que?!

💡 5 Respostas

User badge image

VIVALDO CRUZ

Meu nome é Vivaldo Cruz, sou estudante de arquitetura da UNIJORGE, já tenho conhecimento na área, pois sou formado em desenho arquitetônico desde 1984.

A inclinação é calculada de acordo o vão. Você precisa saber qual a direção do telhado, mede o vão e divivde por 4, ou seja, o valaor é 25% do vão. O que precisa saber antes é o tipo de telhas que irá colocar porque cada tipo de telha tem um percentual. Uma cobertura com telhas eternit, o percentual da queda é menor que de uma telha de cerâmica, o valor pra cálculo é de 10% a 15% do vão. No livrro de Lamartine Oberg 22ª edição da página 64 a 74 ensina como cacular. Ex.: h=vão/4. Também no livro de Gildo A. Montenegro, da página 87 a 93 tem informações  sobre inclinações e como calcular o telhado.

3
Dislike0
User badge image

Jacqueline Litwak

Existe, utilize a fórmula da inclinação que é i=hx100/pelo comprimento dentro a dentro dividido por dois. Não sei se a resposta está clara, mas é basicamente isso: Numa edificação com a medida dentro a dentro de 2.20m, para fazer um telhado com duas águas, por exemplo, eu usarei a metade desse comprimento na fórmula, e sendo a telha canal de inclinação 25%, terei o seguinte cálculo: 25=hx100/1.10, logo h = 0,275m.

1
Dislike0
User badge image

Claudio de Sá

Em percentual h/d, porém pra desenhar usamos o angulo obtido em: TAN α = h/d, logo  α = arcTAN h/d:

    I

h  I                         I

    I                                                I

    I ______________________________(__α____________

                                      d

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais