Buscar

Como é possível projetar um estacionamento com aproveitamento máximo?

De que forma deve-se projetar as vagas de um estacionamento para que haja aproveitamento máximo do terreno e sem que haja desperdício de espaço?

💡 6 Respostas

User badge image

Jacqueline Litwak

Obrigada pela sugestão Isabelle, acredito que a melhor opção para evitar utilização de bastante área destinada a circulação dos carros, vulgo desperdício de área do terreno ao meu ver, seja justamente as vagas com angulação de 45º, já que evita desperdícios neste caso. De todo jeito, verificarei mais a fundo. Grata ;)

2
Dislike1
User badge image

Isabelle Hasse

Olá Jacqueline, talvez minha sugestão não tenha sentido rs, mas eu estudei em Cálculo I a aplicação de derivada, e umas dela é o aproveitamento máximo e mínimo de área... Talvez algum professor da área te ajude a montar uma solução a partir disto, mas as aplicações que exercitamos, eram de terrenos planos e com forma definida (quadrado, trapézio, etc) e por se tratar de terreno, talvez usar a derivada seja inviável... Mas uma possível solução seria em que você monta duas equações e isola e acha uma em função da outra, e depois iguala a derivada à zero e você chega num valor máximo ou mínimo. Enfim, não custa ver se dá né? Abraço.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre projeto arquitetônico.


Para fazer o melhor aproveitamento de um terreno é preciso conhecer as condições impostas pelo Plano Diretor e código de obras municipal para o tipo de empreendimento desejado. Esses documentos vão fornecer informações acerca do tipo de empreendimento, da área máxima para construção, porcentagem para área verde, faixas não edificáveis, possíveis restrições ambientais e também a quantidade mínima de vagas de estacionamento de acordo com a atividade que será desenvolvida sobre o lote.

No projeto de estacionamento, existem várias estratégias: vagas no subsolo, que libera mais área útil embora seja mais caro; edifício garagem, que ocupa bastante espaço; vagas no segundo pavimento, que deixam área útil livre no térreo; estacionamento na base, que reduz consideravelmente a área construída útil.


Concluindo, o estacionamento deve ser projetado levando em consideração as características do lote e do empreendimento. Em geral, o estacionamento na base é o que tem maior desperdício de espaço, enquanto que o que melhor aproveita o terreno é o estacionamento no subsolo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais